sexta-feira, 7 de junho de 2013

Educação acerta últimos detalhes para a Jornada da Juventude


A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu se reuniu, nesta quinta-feira, dia 5, com um representante da  Diocese de Nova Iguaçu para acertar os últimos detalhes estruturais das escolas que vão acolher os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude 2013. Na Reunião estiveram presentes a subsecretária de Administração e Recursos Humanos, Carmem Paes, o secretário executivo da Jornada, Renan de Sá, a superintendente de Patrimônio,  Maria José Coutinho e a coordenadora de Patrimônio, Adalgisa Aparecida.  

Segundo a subsecretária Carmem Paes, o município está se preparando para receber os jovens peregrinos de uma forma verdadeiramente acolhedora. “Que eles possam após esse grande encontro, ver a vida e o seu semelhante de uma forma bem mais especial”, disse ela.  
                                                                                           
O número de salas e chuveiros disponíveis para o uso dos jovens foram os pontos principais discutidos durante o encontro. Segundo Renan, o espaço utilizado será somente para o banho e pernoite, mas serão os coordenadores das paróquias que irão, junto com a administração das unidades escolares, estabelecer a divisão dos locais. “São dois milhões e meio inscritos na Jornada. Nova Iguaçu trabalha com a expectativa de receber 7 mil participantes e ficará responsável por acolher jovens de Portugal e Espanha, esclareceu Renan.  

 Embora a Jornada comece, oficialmente, no dia 23 de julho, entre os dias 16 e 21
será realizada a Semana Peregrina, e os jovens que já estiverem em Nova Iguaçu serão recebidos nas Escolas Municipais Professor José Fróes Machado, Professora Maria Cândida Sobreira Vianna e o Ciep Municipalizado Austregésilo de Ataíde. Já no dia 19, a chegada da cruz, que simboliza o sinal de responsabilidade cristã, será o primeiro anúncio da Jornada, na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde irá participar instalando mini-postos nas escolas para atender, em caso de pequenas emergências, os acolhidos. “A saúde vai capacitar os coordenadores paroquiais para detectar possíveis sintomas de Meningite, Dengue, Gripe H1N1, apresentados pelos peregrinos, ou até mesmo, um voluntário que esteja trabalhando no evento”, falou Ednei Santos Duarte, Educador em Saúde.

 De acordo com Duarte, o Núcleo de Informação, Educação e Comunicação (NIEC) irá

elaborar um formulário para traçar o perfil geral da saúde das pessoas que estão vindos para participar da Jornada em Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário