Ler e contar histórias! Este foi o tema do IV encontro de formação para incentivadores da leitura, realizado nesta terça-feira, dia 25, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A reunião contou com a participação de 90 incentivadores que debateram a importância da contação de história na vida da criança, desde muito cedo para auxiliar na aprendizagem e despertar o seu imaginário.
Convidado para passar sua experiência, o contador de histórias e bonequeiro José Antonio Carvalho (Zeca), acredita que a prática de contar histórias possui uma abrangência maior. É uma socialização onde não há preconceito de cor ou classe social,” disse Zeca, que também explicou as técnicas empregadas na contação de história.
Segundo o bonequeiro, o contador de história deve selecionar o texto e o material utilizado, de acordo com o público alvo. Deixar o conteúdo fluir sem que apareça mais que a história, interagir com o grupo, inclusive misturando uma história com outra.
As incentivadoras receberam de Jussara Alexandre e Vanessa Gnish, dinamizadoras do encontro, o texto “A importância das histórias”, de autoria da pedagoga e escritora Fanny Abramovich, que fala da influência dos textos orais no mundo infantil. Com base nas palavras da autora, no próximo dia 8 de julho, às 9 horas, as professoras apresentarão novas propostas de contação de histórias e mostrar os materiais que elas usam para trabalhar com seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário