Mais de 500 pessoas participaram nesta quinta-feira, da II Conferência Intermunicipal da Educação. O evento que conta com a participação de Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri e Nova Iguaçu, continua nesta sexta-feira, dia 9, na Universidade Estácio de Sá, onde os participantes darão continuidade ao estudo dos eixos propostos no documento referência da Conae-2014 e elegerão os delegados para a fase estadual.
Ao falar sobre a má condição de uma escola, localizada em local inadequado, a Secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Aparecida Rosestolato, disse que os educadores também têm um papel fiscalizador e que não podem ser responsabilizados por eventuais mazelas. “As mesmas dificuldades que vivi há 30 anos ainda estamos vivendo. Temos que lutar por uma educação melhor em nosso país”, disse a professora.
A Prefeitura é anfitriã do evento por meio da Secretaria Municipal da Educação, que coordena o evento, já a organização geral é do Fórum Estadual da Educação, que avaliou como positivo o primeiro dia de trabalho.
"Estou adorando a participação das entidades representativas. Todos os municípios estão presentes e é isso que nós queremos”, disse a secretaria-executiva do Fórum Estadual da Educação, Denise Corecha.
Quem participou assistiu a palestra do doutorando em educação e Membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação, David Arcênio, que falou de “Participação Popular: Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. “Não existe gestão democrática sem participação popular”, argumentou David, que também defende a criação dos conselhos escolares com efetiva participação nas escolas.
Outra boa participação foi da Subsecretária de Gestão Pedagógica, Magali Vizzoni, ao declamar o poema “Soneto de Fidelidade”, de Vinicius de Moraes, no ano em que comemora seu centenário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário