quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Núcleos de Atendimentos à Inclusão comemoram aniversário com festas

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu está comemorando o aniversário dos Núcleos de Atendimento à Inclusão, que funcionam nas Escolas Municipais Monteiro Lobato e Governador Leonel de Moura Brizola, que completam quatro e dois anos respectivamente e atendem 79 pessoas, incluindo alunos e familiares. Além disso, a rede dispõe de 49 Salas de Recursos, com atendimento especializado, a 950 estudantes com múltiplas deficiências.

A festividade de aniversário na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, nesta quinta-feira, teve bolo, brinquedos e muitas brincadeiras para os alunos, que aproveitaram o pula-pula para descarregar a energia própria da idade. Já no Monteiro, a comemoração será nesta sexta-feira pela manhã.

Os Núcleos oferecem oficinas de linguagem, estimulação psicomotora, e orientação familiar, com psicólogos, fonoaudiólogos e psicomotricistas, que são professores com especialização. Eles têm o objetivo de preparar os estudantes para usufruírem da inclusão educacional e social.

De acordo com a Coordenadora de Educação Especial e Inclusão, Marilene Cecília Ramos, o NAI é um espaço de estimulação pedagógica. “Quando há necessidade de avaliação clínica, a equipe de professores itinerantes avalia e encaminha os alunos para atendimento médico”, explicou Marilene.  

Os professores que atuam nas Salas de Recursos e Núcleos de Atendimento à Inclusão têm uma única certeza, querem os alunos participando do espaço da escola em sua totalidade. “Dou ênfase na alfabetização, sempre usando os jogos pedagógicos. Se a criança não está alfabetizada não consegue estar incluída de verdade”, analisa o professor Elifas Dias da Silva, da sala de Recursos.

Avanço  

A dona de casa Nilda dos Santos Carvalho é só elogios aos avanços do filho Caio Márcio Ribeiro da Silva, 7 anos. “Meu filho não toma mais remédio e melhorou o problema que tinha de falta de atenção”, contou, explicando que tinha dificuldades de aceitar a dificuldade do filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário