sexta-feira, 24 de julho de 2009

Educação define delegados que participarão da conferência


Nova Iguaçu já começou a discutir propostas para a 1ª Conferência Municipal de Educação (Conae), que será realizada no dia 15 de agosto, na Universidade de Nova Iguaçu (UNIG). Na última quarta-feira, na segunda das sete reuniões que antecedem a conferência, as instituições envolvidas definiram o número de delegados que irão representar cada uma. No total serão 365 delegados, sendo 274 representantes da Educação Básica, 36 do Ensino Profissionalizante e 55 do Ensino Superior.

O número de delegados foi apresentado durante encontro no Colégio Leopoldo, em plenária da qual participaram lideranças comunitárias, religiosas, estudantes, professores e sociedade civil. A próxima plenária será no dia 6 de agosto, às 14h, na Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, na Rua Luís de Matos, Bairro da Luz.

De acordo com o secretário adjunto de Educação, Emanoel Campos Filho, o número de delegados está de acordo com a orientação do Ministério da Educação. “As escolas de educação básica municipal terão maior representatividade, já que o número de escolas municipais é maior que as do Estado”, explicou. Ele garantiu ainda que todos os segmentos escolares estarão presentes. “Vamos realizar uma pré-conferência no dia 10 de agosto no Colégio Leopoldo. A idéia é que possamos antecipar algumas discussões, para que no dia 15 todos saibam expor suas idéias de forma clara e objetiva”, disse Emanoel.

Até a realização da conferência, as reuniões servirão para as pré-discussões dos seis eixo temáticos propostos pelo Mec que são: Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade: organização e regulação da educação nacional; Qualidade da Educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do Acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos profissionais da educação; Financiamento da educação e controle social e Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

Para a professora Alessandra de Brito, diretora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, as discussões trarão benefício a longo prazo. “Acho ótimo a ampliação da discussão, que antes incluía apenas a educação básica. A educação tem que ser vista como um todo”, disse ela, referindo-se a inclusão do ensino profissionalizante e superior no debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário