A prefeita de Nova Iguaçu Sheila Gama participou nesta terça-feira, dia 27, do seminário “Vamos Cuidar da Alimentação Escolar”, que reuniu 400 merendeiras no auditório da Universidade de Iguaçu (Unig). O evento faz parte do programa de capacitação em manipulação de alimentos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Vocês são minhas colegas de trabalho. São educadores como eu.”, disse Sheila lembrando aos profissionais que devem se preparar para prestarem concurso público para a mesma função, em dezembro.
A prefeita falou ainda da importância da educação integral e que a partir do próximo mês terá uma agenda de visita às 125 unidades escolares. Já a secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela, abriu o evento falando da importância dos cuidados com manipulação dos alimentos. “Este é um debate importante. Principalmente para nós que temos como meta a educação integral”, disse, agradecendo a dedicação dos profissionais que atuam nas cozinhas da rede municipal de ensino. Dilcéia lembrou ainda do compromisso da prefeita com a educação, ao quitar o pagamento das merendeiras em 1º de junho com data retroativa aos meses em atraso.
O Seminário tratou de temas como direitos humanos à alimentação, segurança alimentar e justiça social. Além de esclarecimentos quanto à forma correta de manipular e reaproveitar os alimentos, com as participações nutricionistas Juliana Martins e Rute Costa, do Núcleo Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE-RJ) e de Alessandra Assumpção do Departamento de Alimentação Escolar da Semed. Além da capacitação, os profissionais tiveram um momento de descontração e dinâmica de grupo com a professora e contadora de História, Jussara Alexandre, que fez todos cantarem e dançarem.
Para o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, o seminário ajuda a promover a integração do governo com as merendeiras. “Acho que o encontro serve para mostrar a importância dos profissionais da cozinha. Eles têm um papel fundamental na educação das crianças”, contou. Ele falou ainda da melhoria do cardápio alimentar que passou de 33 itens para até 72, com a inclusão de iogurte, fígado, filé de frango, carne de 1º e frutas.
As merendeiras Elza Batista Soares e Sônia de Carvalho, da Escola Municipal Daniel Nogueira Ramalho, concordaram que a capacitação ajuda a melhorar o trabalho e a vida familiar. “Em outro curso aprendi a aproveitar a casca da abóbora e de banana. Não jogamos mais nada fora”, contou Sônia. Já a merendeira do Ciep 325- Autragésilo de Athayde, Andréia dos Santos, também gostou do curso. Ela recebeu o certificado das mãos da prefeita Sheila Gama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário