segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estudantes do municipio aprendem cidadania em peça de teatro

Aprender a ser cidadão brincando. Este é o objetivo da peça "Criança Prudente, Adulto Consciente", mostrada para as crianças da Educação Infantil e do 4º ano das 125 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. A encenação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a concessionária CCR/Nova Dutra, que também distribui os livros didáticos com noções de cidadania, tendo o trânsito como pano de fundo. De forma lúdica, os estudantes aprenderam que as leis de trânsito devem ser respeitadas para evitar acidentes e proteger o planeta, através da coleta seletiva.

A peça faz parte do programa "Estrada para a Cidadania de Educação no trânsito", que é uma parceria da SEMED e a Nova Dutra. Segundo Carol Miranda, que interpreta a "Vovó" no espetáculo, é gratificante fazer com que as crianças aprendam a ser cidadãos. "Elas aprendem brincando e isso faz com que elas absorvam mais rápido o que foi passado na peça. Ela já saem animadas para pôr em prática em casa tudo o que foi mostrado", disse Carol, acrescentando que é emocionante ver o brilho nos olhos das crianças.

Ana Carolina, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Dr. Thibau, ficou empolgada com o que assistiu. "A peça foi muito legal e interessante. Quando chegar em casa vou contar tudo o que aprendi para os meus pais. Quero que eles também façam a coleta seletiva para salvar o planeta", contou a menina.

Outro que quer praticar o que aprendeu é o aluno da Escola Municipal Dom Adriano Hipólito, Vagner Santos, 9 anos. "Achei bem legal. As pessoas têm que ter cuidado ao dirigir. A partir de agora não vou mais usar cerol na linha das pipas. Posso machucar uma outra pessoa sem querer" afirmou o menino. A peça "Criança prudente, Adulto Consciente" vai circular até o mês de novembro nas cidades em que a concessionária Nova Dutra é responsável pela manutenção e conservação da estrada, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário