quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parceria com a Nova Dutra garante livros em braile

Com o objetivo de integrar os deficientes visuais com os outros colegas de turma e melhorar o processo de aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) recebeu 13 livros didáticos em braile. Eles são frutos da parceria com a concessionária Nova Dutra, por meio do programa “Estrada para a Cidadania de Educação no Trânsito”, voltado para crianças do 4º ano e da Educação Infantil.

Os materiais didáticos foram entregues durante a 4ª Oficina Pedagógica de Professores. Segundo Rejane Jorge, facilitadora da concessionária, os livros têm a finalidade ensinar as diversas disciplinas tendo o trânsito como pano de fundo. “Os alunos com deficiência visual, a partir de agora, passam a ter a mesma dinâmica de aprendizado que os outros estudantes”, afirmou Rejane, acrescentando que na próxima edição os livros terão figuras, sendo assim, iguais aos de crianças que não possuem necessidades especiais.

Quem gostou e aprovou a iniciativa foi a Professora Flávia Venâncio.Deficiente visual e concursada da prefeitura, leciona na Escola Municipal Júlio Rabelo Guimarães, no bairro Dom Rodrigo, onde atua na sala de recursos, que atende crianças com baixa visão e alunos cegos. “Esse material vai facilitar o processo de aprendizagem destes estudantes, que até então se sentiam”, disse Flávia, que perdeu a visão aos 12 anos.

Para Márcia Carvalho, Coordenadora da Educação Inclusiva, essa é mais uma ação para ser comemorado. “Essa é mais uma iniciativa que visa a melhorar a educação da cidade, fazendo com que os alunos com deficiência tenham o mesmo processo de aprendizagem dos outros colegas de turma”, concluiu Márcia, citando que a rede de ensino tem 12 alunos com baixa visão, além de receber estudantes das redes, particular e estadual na sala de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário