A secretaria de Educação de Nova Iguaçu está realizando inscrições para os interessados em atuar como alfabetizadores do Brasil Alfabetizado. O programa do Governo Federal possibilita a alfabetização de pessoas a partir dos 15 anos, e o prazo para as inscrições termina no próximo dia 31 de agosto.
Em parceria com a prefeitura de Nova Iguaçu, o curso tem duração de oito meses e formou em julho mais cinco mil estudantes, num total de 21 mil pessoas. A Coordenadora do Brasil Alfabetizado, Jaqueline Ramos, afirma que para se inscrever o professor deve formar turma de 15 a 25 alunos, que pode ser em casa, espaços alternativos ou escolas. "O interessado deve vir à Secretaria Municipal de Educação para pegas as fichas de inscrições dos futuros estudantes", disse Jaqueline. Ainda de acordo com a coordenadora, os documentos necessários para inscrição são: CPF, Registro de Identidade, comprovante de residência e certificado De conclusão do Segundo Grau.
Em julho, cerca de cinco mil pessoas saíram do analfabetismo. Uma delas foi o aposentado Sebastião Geraldo da Silva, 66 anos. Na ocasião, ele se via como um "cego". Depois de alfabetizado, o aposentado adquiriu novo documento de identidade, já que no anterior não constava sua assinatura. "Eu não enxergava. Agora vejo, tenho nova identidade e não está mais assinada com o meu polegar. Tem minha
assinatura", contou na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário