
As bandas marciais das escolas de Nova Iguaçu estão dando um show nos desfiles comemorativos da Semana da Pátria. O ato de civismo, no entanto, pode levar muitos deles a carreira de músico. Esta é a visão do maestro e sargento bombeiro Marlos Samuto, que há dois anos comanda a banda COMMBATO, da Escola Municipal Monteiro Lobato. "Esta é uma oportunidades para os alunos, que através do Mais Educação podem aprender instrumentos de sopro e aprender música na escola", disse ele. Ao todo, 35 bandas dão o tom para que as crianças apresentem para o público o tema "Biodiversidade: Nova Iguaçu em momento de reflexão".
Para a prefeita Sheila Gama, que está prestigiando todos os eventos , as bandas são um importante instrumento nos desfiles cívicos. "Estou vendo apresentações maravilhosas. Fico ainda mais feliz porque o Mais Educação oferece as oficinas de banda", disse, acrescentando que está feliz com a participação de grande número de escolas no desfile. Nesta sexta-feira, Sheila assistiu aos desfiles da Posse e Rancho Novo. A Secretária de Educação, Dilcéia Quintela, já pensa na realização de um festival de bandas na cidade.
Todas as bandas fizeram performances especiais para as autoridades no palanque. A COMMBATO tocou "O Barquinho"- Bossa Nova, com arranjo que misturou o ritmo ao Funk Quem também tem se destacado é a banda do Colégio Estadual Barão de Guandu, que tem estado à frente de diversas escolas e só neste desfile se apresentou mais de 11 vezes. Tem também o grupo musical do Colégio Novo Horizonte, que é sempre esperado pelo público.
No caso das bandas das escolas municipais, muitas escolas optaram pela formação de bandas. É o caso das Escolas Municipais Luiz de Lemos, Vereador Hélcio Chambarelli, Alice Couto, Marcio Caulino entre outras. As formações das bandas são compostas por Liras, Bumbos, Tarol, Cornetas, Cornetões, Tarol, Saxofone.
"Para mim está sendo ótimo participar da banda. Quero ser músico e seguir na carreira militar", contou Ruam Alessandro Pereira, 15, anos, que toca Piston na COMMBATO. Quem também visa à carreira de músico militar é Juan Brito de carvalho, 13 anos. "Toco Bumbo, mais devo optar pelo Tarol para seguir na carreira militar", completou o menino.
Neste sábado os desfiles acontecem nem Vila de Cava e Tinguá, às 8h e 14h. Já na segunda acontecem em Comendador Soares e Autin, no mesmo horário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário