quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Milhares de pessoas assistiram ao desfile em Miguel Couto


Milhares de pessoas prestigiaram o desfile cívico de 24 escolas em Miguel Couto, na tarde desta quarta-feira. Do palanque, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama e a secretária de Educação, Dilcéia Quintela, assistiram, emocionadas, todas as unidades escolares. "Ano Internacional da Biodiversidade: Nova Iguaçu em momento de reflexão" é o tema da Semana da Pátria, que seguirá até o dia 7 de setembro.

Segunda a desfilar, a Escola Municipal Barão de Guandu destacou o desenvolvimento sustentável como valorização da vida. Também demonstrou preocupação com a fauna brasileira como forma de evitar a extinção de várias espécies, como a onça pintada. Já a Escola Municipal Janir Clementino fez uma reflexão sobre a vida e o planeta. Mostrou formas de obtenção de energia eólica (por meio do vento), energia solar e a importância da preservação da natureza para as gerações futuras.

Aluna da Escola municipal professor Darcy Ribeiro, Érica Borges, 8 anos, já aprendeu a lição. "aprendi com minha professora que devemos separar o lixo que pode ser reaproveitado", disse a menina. Para a Coordenadora de Aprendizagem da Escola Municipal Flor de Liz, Renata Antunes, o tema é importante para desenvolver nas crianças a responsabilidade com o meio ambiente. "Quando recebemos o tema todos os professores passaram a trabalhar o assunto mostrando a eles a importância da preservação da natureza", contou.

As bandas foram um show a parte. A primeira a mostrar sua musicalidade foi a Corporação Musical Silva Piassá, que esteve à frente de mais de uma unidade escolar. Também foram destaques as bandas das oficinas do Programa Mais Educação-programa de horário integral em parceria com o governo federal. Neste caso estão as bandas das Escolas Municipais Janir Clementino, Ana Maria Ramalho e Vereador Elcio Chambarelli, que apesar de ensaiar apenas 30 dias vai acompanhar outras escolas no sábado, em Tinguá.

Apesar do sol forte, o público participou com palmas e até gritos quando a escola de seus filhos apresentava o tema. Foi o caso dona-de-casa Elizabeth de Oliveira, 57 anos, avó de duas estudantes do Espaço da Criança. "É um orgulho para a família ver as crianças participando do desfile", disse Elizabeth.

Nesta quinta-feira, desfilam as escolas das Unidades Regionais de Governo (URGs) do Km32 e Cabuçu. No Km32, o desfile será na praça do bairro, às 8h e em Cabuçu, às 14h, na Rua Severino Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário