Representando a prefeita Sheila Gama, a secretária municipal de Educação de Nova Iguaçu, Dilcéia Quintela, participou nesta segunda-feira, de uma audiência pública que tinha como tema a Aplicação das Leis de Combate ao Racismo e a Valorização da Diversidade. O evento foi na Câmara de Vereadores, onde também foram expostas mais de 100 fotos do projeto Olhares Iguaçuanos: Retratos de um Brasil em Preto e Branco, que por meio do olhar fotográfico dos professores, retratou a temática da valorização e auto-estima das crianças afro-descendentes de 50 unidades escolares.
“Este é um momento importante na Semana de Consciência Negra. Estamos voltados para essa discussão de forma institucionalizada. E fico feliz porque quase 50% das nossas escolas participaram do projeto. As fotos são frutos de um trabalho de quatro meses dos professores com os alunos”, comemorou Dilcéia. No final do encontro o fotógrafo Paulo Santos, que há anos fotografa personalidades anônimas, foi homenageado, já que foi um dos profissionais que inspirou o projeto.
A audiência pública foi organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros (Comdedine), que tem como presidente, Geraldo Bastos que atuou como mediador do encontro. A mesa teve como debatedores, Anderson Francisco, Coordenador do Observatório Social e de Prevenção a Violência de Nova Iguaçu da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção a Violência de Nova Iguaçu (Semaspv), Anderson Francisco e do professor Otair Fernandes do Laboratório de Estudos Afros, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Também participaram os vereadores Carlos Ferreira e Fernando Cid, Negrogum, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (COOPIR), Arlene de Katendê e o padre Justino Munduala.
No caso das escolas da rede municipal, no dia 25 a Escola Municipal Darcylio Aires Haunheitti fará o encerramento da Semana de Consciência Negra nos dois turnos. Já no dia 27 será a vez da Escola Municipal Manoel João Gonçalves, no bairro Monte Líbano, mostrar o que foi desenvolvido com as crianças.
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