O fortalecimento da gestão participativa nas escolas foi um dos principais objetivos do 1º Fórum dos Conselhos Escolares da Baixada Fluminense. Realizado na Universidade Iguaçu (UNIG), nesta sexta-feira, dia 19, contou com a participação de mais de 200 pessoas de municípios, como Itaborai, Niterói, São Gonçalo e Volta Redonda, além de representantes das cidades da Região. “Esse momento é um sonho para todos da Secretaria de Educação. Desde a década de 80, nós que viemos do movimento popular lutávamos por uma escola que fosse integrada a comunidade”, disse o secretário adjunto de Educação de Nova Iguaçu, José Reginaldo Bastos Cruz, que representou a prefeita Sheila Gama.
Quem esteve no local assistiu a palestra do Coordenador do Programa Nacional do Fortalecimento dos Conselhos Escolares, José Roberto Ribeiro Junior, que deu exemplos práticos de como as escolas devem proceder para que realmente os conselhos tenham participação democrática. Para ele, a participação de todos os municípios no fórum representa o comprometimento para uma escola mais democrática. “Os 5.554 municípios do País já assinaram o compromisso de promover uma gestão participativa na rede de ensino estimulando a criação dos conselhos escolares”, explicou.
Segundo a professora Márcia Diniz, dirigente de turma da Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade, em Nilópolis, o fórum é importante para conhecer outras experiências. “Na minha escola o conselho foi criado em 2004 e desde então o comportamento dos alunos e dos pais se modificou. Estão mais participativos nas decisões da escola”, comemora a professora, que ajudou na implantação do conselho.
A experiência de Nova Iguaçu, que atualmente tem 1.600 conselheiros, foi base para o município de Itaboraí formar seu grupo. De acordo com uma das implementadoras do projeto, Jocineide de Oliveira, a professora Jacira esteve no município relatando os resultados e dificuldades da cidade, que tem 125 unidades escolares. Outra experiência bem sucedida é a de Itaguaí com suas 48 escolas. De acordo com a Coordenadora Geral dos Conselhos Escolares, Eliete Gomes, lá são realizadas reuniões mensais com todos os participantes. “Nada é decidido sem que haja o envolvimento participativo dos integrantes do conselho”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário