segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Estudantes são presenteados com livros de Machado de Assis
Alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu foram presenteados com uma coletânea de oito livros do escritor e jornalista Machado de Assis. A entrega foi feita pela prefeita Sheila Gama e pela Secretaria Municipal de Educação, Dilcéia Quintela, nesta sexta-feira, dia 17, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Ao todo 1.800 estudantes, de 31 escolas, receberão os exemplares que contém as edições de "Helena", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba", "O Alienista", "Páginas Recolhidas", "A Mão e a Luva", "Várias Histórias" e "Dom Casmurro".
Para a prefeita, que vem apostando na educação desde que assumiu em abril, os estudantes precisam adquirir o hábito da leitura e assumir um olhar crítico do mundo. "A escola é a base de tudo. Precisamos ser bons leitores. Só assim vocês serão pessoas críticas e participativas", disse a prefeita.
A solenidade contou com as participações do escritor e historiador Ney Alberto de Barros, da diretora do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, Silvia Regina Andrade e do secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos.
De acordo com a secretária de Educação Dilcéia Quintela, a ideia de presentear os alunos com livros de Machado de Assis, é uma forma de reforçar a importância da leitura e ao mesmo tempo apresentar para os estudantes um autor que tem características semelhantes as de muitos jovens. "Machado de Assis estudou em escola pública e teve que trabalhar cedo. Ele retratava muito da realidade em que vivia à época', disse a secretária, salientando que o autor iniciou o realismo no Brasil.
A ação da Prefeitura foi vista de forma positiva por alunos e professores. Para a diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Rose Mary Pompeu, a iniciativa é louvável. "Achei ótimo. Tenho oito turmas de 9º ano se formando e acredito que este é um bom presente", afirmou. Quem também apoiou a ação foi o diretor da Escola Municipal Janir Clementino, Pedro Fernandes Lopes. "Achei muito boa a iniciativa. Os alunos terão algo mais para guardar, além do certificado", comemorou Lopes, que administra 160 alunos nesta etapa.
Os estudantes também comemoraram. Larissa Garcia de Oliveira e Thais de Oliveira, de 13 e 15 anos respectivamente, se disseram surpresas com o presente. "Ficamos surpresas, mas achamos maravilhoso. A coletânea certamente irá nos ajudar no Ensino Médio", contou Thais. Depois de passar toda sua vida escolar na rede municipal, Anderson Martins, 15 anos, também se sentiu homenageado. "Sempre estudei na rede e este presente vai me ajudar a dar continuidade ao meu hábito de ler. Estou feliz", disse o menino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário