quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Alunos da rede municipal Nova Iguaçu visitam a Rebio de Tinguá
Alunos do segundo segmento de oito escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica de Tinguá participam desde dezembro do projeto "Novos Olhares sobre o Meio Ambiente, cultura e a sociedade através da educação ambiental". O projeto é uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através do curso de turismo e tem o objetivo de conscientizar a comunidade local para a importância da preservação da reserva.
No próximo dia 18 de março, estudantes da Escola Municipal Vale do Tinguá visitarão a Rebio, que é uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica do Estado com seus 26.260 hectares. Lá eles farão registros fotográficos, vídeos e depois em sala de aula farão debates sobre caça predatória, biodiversidade, coleta seletiva, reciclagem e justiça ambiental.
Segundo Patrícia Tortelote, do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos participam de dinâmicas que representam a cadeia alimentar. Com barbante, os estudantes demonstram a importância de cada animal na teia e a luta pela sobrevivência de cada espécie. “Na dinâmica, os participantes se conhecem e observam a relação de interdependência entre os diversos sujeitos presentes na teia, onde cada ser vivo tem sua função”, afirmou Patrícia.
Até maio os alunos das Escolas Municipais Adrianópolis, Daniel Nogueira Ramalho, Jaceruba, Jardim Montevidéo, Profº Lucia Vianna Capelli e Barão de Guandu visitarão a Reserva, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Caxias e Japeri. De acordo com Patrícia, das crianças do 6º ao 9º ano que já participaram do projeto as que mais se destacaram foram as das séries iniciais. Ela disse ainda, que todo o trabalho exposição que acontecerá no mês de junho, na ONG Onda Verde, em Tinguá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário