terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Prefeitura amplia atendimento em educação especial
A Prefeitura de Nova Iguaçu ampliou para 35, o número de salas de recursos (Espaço para atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), do total de 65 mil alunos, a rede tem cerca de 700 alunos incluídos em turmas regulares em 125 unidades escolares.
Segundo a secretária Municipal de Educação, professora Dilcéia Quintela, também será criado um Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), na Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Austin. "Este será o segundo NAI da nossa rede e tem como objetivo atender às crianças e familiares", afirmou a secretária, esclarecendo que a ampliação no atendimento especializado à Educação Especial faz parte da proposta pedagógica da Semed.
Dilcéia lembrou ainda que a Prefeita Sheila Gama tem total respeito às crianças com necessidades especiais, apóia os projetos nesta área e é madrinha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Iguaçu (APAE).
As salas de recursos estão distribuídas nas Unidades Regionais de Governo (URGs), ou seja, em áreas centrais dos principais bairros do município. As salas de recursos atendem a criança com baixa visão, cegos, autistas e diversos tipos de deficiências mentais e neurológicas. Por conta disso, o Setor de Educação Especial reuniu nesta segunda-feira, dia 21, cerca de 60 professores para apresentar as novas propostas pedagógicas e o planejamento para 2011.
As novas salas de recursos funcionarão nas Escolas Municipais Profº Hauler da Silva Ferreira (Miguel Couto) e Estanislau Ribeiro do Amaral (Cerâmica). Já o novo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) será na Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola (Austin). Atualmente, apenas a Escola Municipal Monteiro Lobato oferece este serviço.
Os núcleos oferecem atendimento de orientação familiar, estimulação psicomotora e oficina de linguagem. Nas salas de recursos as crianças recebem atendimento educacional especializado no contra-turno do horário da turma regular. "Em alguns casos a permanência da criança na sala de recursos é avaliada de acordo com a sua adaptação", explicou a Coordenadora do setor de Educação Especial, Márcia Carvalho.
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