terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Semana de formação continua até sexta-feira em 14 locais
A menos de uma semana para iniciar o ano letivo, mais de quatro mil professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu estão em sala de aula. O grupo está participando da I Semana de Formação Pedagógica de Nova Iguaçu: Educação integral - Uma realidade. A Secretária Municipal de Educação, professora Dilcéia Quintela, acompanhou nesta terça-feira, dia 08, a palestra “Ciclo de Alfabetização”, que aconteceu na Universidade de Iguaçu (Unig). O encontro que vai até sexta-feira, também está sendo realizado em outros 13 locais.
A secretária destacou o empenho dos professores neste nove meses que está a frente da Pasta. “Já realizamos muitas coisas, mas sabemos que ainda há muito por fazer. Esta formação mostra o compromisso da prefeita Sheila Gama com a educação de excelência”, afirmou Dilcéia, acrescentando que o governo está empenhado, entre outras coisas, nas reformas de escolas e no aperfeiçoamento e atualização do professor.
Só na Unig cerca de 800 professores participaram da palestra “Ciclo de Alfabetização”, com os temas Legislação, Histórico e Continuidade do Professor nas Turmas, com as palestrantes Giovana Aurílio, Maria Elione Midões e Silvina Maria Moura. Segundo Maria Elione, o foco principal do ciclo é respeitar o ritmo de aprendizado de cada criança.
Já a Escola Municipal Monteiro Lobato reuniu 400 professores de Educação Infantil. Eles participaram das oficinas “Deficiência auditiva na Educação Infantil”, “Artes Visuais”, “Contação de histórias”, “Metodologia aplicada à Educação Infantil”, “Corpo e movimento” e “Brincar é coisa séria”. Cada uma das oficinas recebeu em média 30 docentes, que trocaram experiências exitosas em outras unidades e confeccionaram fantoches e caixas de imaginação e de texturas.
A palestra “O Repensar da Prática Pedagógica” foi realizada na Igreja Vivendo com Cristo e teve como público-alvo os cerca de 550 professores dos 4º e 5º anos da rede. As professoras Mônica Marques e Bárbara Branco fizeram uma sensibilização sobre o ciclo de alfabetização e a relação professor e aluno.
Nesta quarta-feira, às 13h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, acontece a oficina “Esporte de Aventura”, para professores de Educação Física, Coordenadores e Monitores do programa Escola Aberta. Na Universidade Estácio de Sá, os professores participam da palestra “Literatura Infanto Juvenil” e “Apreciando Arte”. Além disso, na Escola Municipal Monteiro Lobato continua a palestra “Perambulando pela história: Baixada Fluminense: história, sociedade e ambiente”. Outros encontros aconteceram pela manhã.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário