segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sheila Gama abre I semana de formação pedagógica para quatro mil professores

A prefeita Sheila Gama abriu nesta segunda-feira, dia 7, a I Semana de Formação Pedagógica de Nova Iguaçu Educação Integral: uma realidade. Em sua fala, a prefeita lembrou de suas realizações e conquistas na área da educação nestes 10 meses de gestão. Entre elas, a licença maternidade de 183 dias, a convocação de mais de 800 professores, contratação de merendeira e muito mais. “O horário integral tem que ser atrativo para as crianças. A escola tem que ter atividades esportivas, culturais e boa merenda escolar”, afirmou a prefeita.

Reafirmando as ações do governo, a Secretária de Educação, Dilcéia Quintela, falou das obras de reforma e ampliação que estão sendo realizadas nas escolas. Ela disse ainda, que tudo só está sendo possível graças à sensibilidade da prefeita que já licitou a compra de uniformes escolares, 10 mil carteiras, fogões de seis bocas e de quatro bocas, frezeres, colchonetes e liquidificadores industriais. “Buscamos na prata da casa a maioria de nossos palestrantes. Esta é a primeira vez que fazemos uma formação deste porte para 4.629 professores da rede”, disse a secretária.

A semana pedagógica vai até o dia 11 de fevereiro e está sendo organizada pelo Departamento Pedagógico. De acordo com o Secretário adjunto Pedagógico, Reginaldo Bastos Cruz, são 19 palestras e oficinas que acontecerão em 14 locais, como universidades, centro cultural, escolas e uma igreja. Os encontros vão beneficiar professores de todos os segmentos do ensino fundamental, incluindo aqueles que atuam da educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Na tarde desta segunda-feira, também aconteceu à aula inaugural do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento), com participação de 275 professores. Já nesta terça-feira, a programação inclui “Ciclo de Alfabetização”, para 800 profissionais, na Unig pela manhã e tarde; abertura da Apresentação da Proposta Pedagógica, Espaço Cultural Sylvio Monteiro, palestra para professores de Língua Portuguesa, na Universidade Estácio de Sá; o “Repensar da Prática Pedagógica, nas 10 escolas pólo da rede municipal; “Baixada Fluminense: história, sociedade, ambiente”, na Escola Municipal Monteiro Lobato; “Educação Inclusiva”, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em frente à Semed.

Para a diretora da Escola Municipal Dr. Rubens Falcão, Jaqueline Lopes de Mattos, a formação vai fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas. “Será um movimento pedagógico único para toda a rede, garantindo educação de qualidade para todas as crianças das escolas municipais”, acredita a professora. Já a Coordenadora Político Pedagógica, Angela F. de Oliveira, vê o encontro como espaço para troca de experiências. “A formação será de grande valia para nós professores, pois irá proporcionar uma gama de experiências que serão utilizados nos trabalhos realizados durante o ano letivo”, contou a CPP da Escola Municipal Rui Barbosa.

A solenidade contou ainda com as presenças da representante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Leila Dupre, da Unig, Valéria Figueiredo, dos Secretários Adjuntos de Educação, Áureo Valença, Catia Griffo e da secretária de Esporte e Lazer, Sandra Maria Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário