terça-feira, 1 de março de 2011
Novas adesões ao pré-técnico possibilitará curso em 13 escolas
Cerca de 80 estudantes cotistas da Uerj aderiram ao curso pré-técnico que é realizado em escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. O aumento de adesões possibilitará que suba para 13 o número de unidades que oferecem o ensino. Atualmente, ele funciona em cinco unidades escolares, que contam com 42 cotistas. Todos participaram neste sábado, dia 26, de uma capacitação realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Aluno de Ciências da Computação, André Calazans, 23 anos, aceitou o desafio e vai integrar a equipe que atua no pré-técnico. Segundo ele, a motivação para aceitar o convite é saber que sua decisão pode ajudar a mudar o futuro de jovens como ele. “Por ter estudado em escola pública sei que muitos alunos não têm perspectivas de futuro”, afirmou André, que ingressou na UERJ em 2009 após participar do Pré-Vestibular da Prefeitura de Nova Iguaçu.
A formação se justifica pelo fato de a maioria dos estudantes não cursar nenhum tipo de licenciatura. De acordo com a secretária Adjunta de projetos especiais, Marciana Moreira, o principal objetivo da formação é preparar os alunos para atuarem como professores do curso pré-técnico, respeitando a graduação de cada um. “Os estudantes estão aprendendo noções de didática e a planejar as aulas”, afirmou Marciana.
O encontro na Escola Municipal Monteiro Lobato foi ministrado pela professora Rita Maria Pereira. Ela integra a equipe de projetos especiais da Semed. Rita esclareceu as dúvidas dos cotistas com relação ao processo de ensino e traçou estratégias para uma boa aula. “Com planejamento as aulas se tornam mais agradáveis para os alunos e, consequentemente, o aprendizado fica mais fácil para eles”, afirmou Rita.
O Pré-Técnico foi criado em 2007 e atende estudantes do 9º ano e das comunidades próximas às unidades escolares. Ele funciona nas Escolas Municipais Professor Marcio Caulino, Monteiro Lobato, Darcilio Ayres Raunheitti, Janir Clementino Pereira e Herbert Moses. Os cotistas da UERJ que atuam no projeto são moradores de Nova Iguaçu. Eles recebem auxílio transporte correspondente a distância entre o local que moram e o Campus da instituição de ensino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário