quinta-feira, 3 de março de 2011
66% das pessoas abandonam a escola por falta de tempo
Uma pesquisa realizada por Orientadores Pedagógicos e Educacionais da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu (Semed) revelou que 66% dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) deixam a escola porque trabalham. Ao mesmo tempo, 42% só estudam para garantir a permanência no trabalho. O resultado do estudo levou a Secretaria de Educação a realizar, a partir deste ano, monitoramento mensal da frequência dos alunos. O levantamento feito com 1.203 pessoas, em oito escolas da rede municipal de ensino, apontou as causas de evasão e de permanência dos estudantes nas escolas.
No caso da evasão, as causas mais apontadas foram à distância entre escola e residência (17%) e a indisciplina dos colegas (também 17%). Os números mostraram que 37% dos que buscam concluir os estudos querem melhorar de vida. Outros 21% vêem a escola como forma de inclusão social. A sondagem foi feita com alunos regulares e infrequentes das escolas municipais Darcílio Ayres Raunheitti, Dr. Orlando Mello, Fabio Raunheitti, Profª Enilza de Barros Chiconelli, Profº Amazor Vieira Borges, Souza e Mello e Ciep 022.
"Queríamos saber o motivo das evasões e o que leva os estudantes permanecerem na escola", explicou Jacira de Fátima Lacerda, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos. Como medida, durante o decorrer do ano letivo serão realizados fóruns para a construção de uma nova política pedagógica que possa atrair e favorecer a continuidade do estudo dos estudantes. O resultado da pesquisa foi apresentado para os professores do EJA durante a I Semana de Formação Pedagógica, no mês passado.
A rede de ensino de Nova Iguaçu ampliou para 22 o número de unidades escolares que oferecem ensino de jovens e adultos, o que facilitará o acesso à escola. As novas escolas que passam a oferecer ensino noturno são: As escolas municipais Jaceruba, em Jaceruba; e Armando Pires, em Comendador Soares. A princípio, as escolas atenderão somente as fases iniciais que vão da 1ª a 5ª.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário