sexta-feira, 4 de março de 2011

Professores participam de ciclo de palestras até 30 de junho


Cerca de 30 professores de Ciências da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participaram nesta quinta-feira, dia 3, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, do primeiro encontro do ciclo de palestras do ensino de ciências. Com o tema "Memorial de Formação do Professor de Ciências", educadores viram a importância do resgate da memória na prática do ensino. O encontro é uma parceria do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) e vai até o dia 30 de junho.

De acordo com Patrícia Tortelote, do Departamento Pedagógico da Semed, a troca de informações entre os professores do IFRJ e os da rede municipal foi o principal motivo do encontro. "A aproximação da escola com a universidade promove a socialização do saber, fazendo com que exista a troca de vivências fundamentais para o processo de estudo científico", afirmou Patrícia, acrescentando que isto provoca novas perspectivas para a prática do ensino.

Este primeiro encontro foi ministrado pelas professoras Maylta Brandão dos Anjos e Bárbara Gonçalves Valença, ambas do IFRJ. Segundo Bárbara, memorial de formação apresenta registros escritos e reflexivos dos docentes e que contribuíram para suas formações. "A figura do professor é a única referência para muitos estudantes. Nós devemos expor os fatos mais relevantes de nossas vidas e, assim, promover uma reflexão de nossas práticas como professor", afirmou Bárbara.

Bárbara está finalizando o projeto "Herança Cultural e Histórias de Vida: A Escola em Falas e Memórias", sobre o Instituto de Educação Governador Roberto da Silveira, em Duque de Caxias. Ela percebeu que lá os estudantes sentem orgulho da escola e isso aconteceu por conta do resgate da história. O instituto possui uma sala que mostra o passado por meio de fotos, uniformes antigos e outras fontes de memória. "A partir de relatos feitos por toda a comunidade escolar percebi o quanto essa preservação é importante para a formação intelectual e profissional dos alunos", disse a professora.

Ao final do encontro, os professores participaram de uma dinâmica onde cada um contou quais foram as referências que tiveram de seus educadores que os fizeram cursar o magistério. O próximo encontro do ciclo será no dia 18 de março, com o tema "Experimentação e aprendizagem significativa em tópicos de eletricidade: Uma proposta para o ensino médio", ministrado pelos professores João Alberto Mesquita Pereira e Ramsés Rufino de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário