sexta-feira, 29 de abril de 2011

Alunos assistem peças de Jorge Amado


Pelo menos 600 estudantes assistiram às peças “O Gato Malhado” e “Capitães da Areia”, baseadas nas obras do escritor baiano Jorge Amado, nesta quarta-feira, dia 27, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. Os espetáculos fazem parte do projeto “Um Caminhão para Jorge Amado em Três Momentos”, da Fundação CSN, que a Prefeitura trouxe para a cidade por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação foi destacada pelo secretário-adjunto de Projetos Especiais, Reinaldo Moreira. “Esta é uma oportunidade única para nossos alunos. O fato de mostrar aos estudantes as obras clássicas de Jorge Amado demonstra um dos objetivos da Secretaria, que é o de incentivar a cultura em nossos alunos”, afirmou Reinaldo, destacando o fato de muitos nunca terem ido ao teatro ou lido os clássicos do autor baiano.

O projeto “Um Caminhão para Jorge Amado em Três Momentos” começou no ano passado e substituiu "Um Caminhão para Ziraldo", que percorreu 20 estados durante três anos. Para Symão Francisco de Oliveira, diretor e coordenador do projeto, levar cidadania para as crianças é o que motiva a continuidade do projeto “O teatro deve passar mensagens que sirvam de reflexão para os espectadores. Se isso não é feito, não é teatro”, concluiu Symão, que agradeceu à Semed pelo apoio.

A peça “O Gato Malhado”, voltada para estudantes da Educação Infantil e 1º segmento, retrata a relação de amor entre dois animais completamente diferentes e inimigos naturais: um gato e uma ave, que amadurecem mesmo sofrendo preconceito pelos animais da floresta. Já “Capitães da Areia”, destinada a alunos do 2º segmento e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mostra a preocupação social do autor na década de 30, ao relatar a história dos meninos de rua que povoam e dominam a cidade de Salvador.

As duas encenações empolgaram a garotada que aplaudiu a cada momento das peças. Aluna da educação infantil da Escola Municipal Monteiro Lobato (Centro), Letícia, 5 anos, assistiu pela primeira vez uma peça de teatro. “Gostei muito de tudo. Principalmente da Rosa, porque ela é bonita e encantadora”, disse a pequena. Para o diretor da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, Levi Lima, a peça é o momento para os alunos conhecerem a cultura e os autores do país. “Acredito que estas atividades potencializam a capacidade intelectual de nossos alunos, principalmente por valorizarem ícones da literatura brasileira”, concluiu Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário