sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cultura ìndigena será aplicada em todas as escolas


A cultura indígena na sala de aula foi o tema da palestra que 60 professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participaram nesta quinta-feira, dia 28. A meta da Prefeitura é orientar aos educadores a importância de levar para as escolas a cultura indígena, como propõe a Lei 11.645/08. O evento foi realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e faz parte da proposta pedagógica da Secretara Municipal de Educação.

Esta é mais uma ação da Prefeitura que já vem desenvolvendo projetos semelhantes ao tratar nas escolas a História da Cultura Afro-Brasileira. “As escolas já estão aplicando a lei. Na semana passada, por exemplo, a Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas realizou uma excelente exposição para a comunidade em comemoração ao Dia do Índio”, explicou a Secretária de Educação Dilceia Quintela.

A palestrante Maria Iná Inocêncio da Silva, especialista na implementação da lei, falou da importância da conscientização, respeito e valorização à pluralidade étnico-racial. Ela fez uma dinâmica de grupo e contou a lenda do Tucumã - O Surgimento da Noite. Seis índios da tribo Fulnio-O, do município de Águas Belas no estado de Pernambuco, participaram do evento mostrando sua dança, canto e artesanato.

Segundo a psicóloga Tânia Maria de Lima, que trabalha há 21 anos com tribos indígenas, atualmente existem 208 tribos em todo o Brasil que sobrevivem em condições precárias. Para a índia Eliana Gomes da Silva, que também atende pelo nome Thiá-Wewe (estrela que brilha) a lei é importante para que as pessoas não se lembrem do índio apenas no dia 19 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário