terça-feira, 3 de maio de 2011
Sheila Gama participa de comemorações pelo Dia do Trabalhador
A prefeita Sheila Gama participou, no último domingo (1º de maio), das comemorações do Dia do Trabalhador na Via Light. O evento reuniu centenas de pessoas e promoveu diversas atividades culturais, além de oferecer serviços sociais gratuitos ao público. Quem esteve no local assistiu a apresentações de dança, capoeira, e uma exposição produzida por alunos da rede municipal. Também foi realizada mais uma edição do programa Livro Livre, e oferecidas oficinas de beleza, orientações de saúde e emissão de documentos.
Durante o evento, Sheila Gama visitou todas as tendas, parabenizando os trabalhadores pelo Dia 1º de Maio. Ela aproveitou a ocasião para enfatizar o papel do governo na promoção de serviços para a população. "Estamos presentes nos bairros com diversas ações sociais, temos o ônibus da saúde, levamos equipes de saúde nas escolas e hoje todas as Secretarias estão presentes para atender o trabalhador, que merece um domingo especial", disse.
Quem passou pelas tendas também teve a oportunidade de participar das oficinas de beleza, com corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem. Além disso, foram oferecidos serviços como o encaminhamento para isenção de taxas para documentação como identidade, certidão de casamento e óbito e emissão de carteiras de trabalho.
Na tenda da saúde foram emitidos cartões do SUS e realizadas ações de prevenção de doenças, como aferição de pressão arterial, orientações sobre a saúde da mulher e DSTs. A equipe da Saúde Bucal atendeu a mais de 90 crianças,distribuindo kits de escovação. A garotada participou ainda de oficinas de pintura livre, bola mania, além de recreação em diversos brinquedos.
Dentro do projeto Livro Livre, o "Pé de Livro" conquistou o público. Bastava escolher um título e "colher" o livro da árvore para levar o exemplar gratuitamente. Ainda durante o evento foram plantadas 200 mudas de laranjeiras no Paço dos Laranjais, que fica no canteiro central da Via Light, próximo à Avenida Nilo Peçanha. Esta ação foi uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo dos Desbravadores com 70 jovens, que antes do plantio receberam uma aula de história local e educação ambiental. Através desta ação, eles entenderam o porquê do plantio, no intuito de resgate histórico, relembrando os áureos tempos dos laranjais de nossa cidade, que naquela época era conhecida como "Cidade Perfume".
Para a comerciante Silvana Medeiros de Araújo, 43 anos, o evento foi completo, já que toda a família pode participar. "Meu filho tirou a primeira via da carteira de trabalho e isto é um grande incentivo para ele que ainda é estudante, mas já pensa no futuro. A minha filha está na oficina de pintura, meu marido acaba de colher um livro e eu vou aproveitar para dar um trato no visual", disse a moradora do bairro Monte Castelo.
Alunos do Escola Aberta e do horário integral dão show
A festa do 1º de Maio na Via Light realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu teve o reforço de todas as Secretarias do governo. Na área da educação, os alunos das escolas municipais Menino de Deus, professora Venina Correa Torres e a Escola de Dança de Nova Iguaçu deram um show à parte. Quem esteve no local assistiu apresentações de capoeira, balé e makulelê com os alunos do Projovem Trabalhador da Secretaria de Municipal de Assistência e Prevenção à Violência (Semaspv).
Mestre Chacal e os alunos do programa Escola Aberta da Escola Municipal Menino de Deus mostraram vários movimentos da capoeira em dupla e em apresentações solo. A meninada demonstrou a força da cultura afro neste tipo de dança. Já a Escola de Dança de Nova Iguaçu, que é parceira do horário integral, apresentou as peças como o "pas de deux", a escrava e o mercador, com Diego Tozzi, e Alessandra Ferreira, cancan, com as alunas da Escola Municipal Professora Venina Correa Torres. O professor e coreógrafo Gerônimo Basse já está preparando o grupo para participar do Festival Danzaméricas 2011, na Argentina onde já recebeu diversas premiações.
Levadas pelos pais, as crianças que visitaram a barraca da Educação puderam usar a mesa educativa, que auxilia os estudantes na alfabetização e na matemática. Aluno do 1º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato, Jeferson da Conceição Custódio, 7 anos, foi um dos que aproveitou a mesa educativa, que está presente em 60 escolas da rede.
“Desde que meus filhos passaram a usar a mesa educativa eles ficaram mais comunicativos com os colegas, já que o equipamento é usado em conjunto”, contou acrescentando que um dos filhos que é deficiente auditivo só sentiu atraído em ficar na escola após passara sala de informática e a sala de recursos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário