segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prefeitura cadastra “Mães Educadoras” para horário integral


Com o objetivo de fortalecer o Horário Integral nas escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Nova Iguaçu está contratando “Mães Educadoras” – mulheres que ajudam crianças do horário integral nas atividades de higiene e alimentação. Já foi publicada em Ato Oficial a relação de 105 pessoas, que vão receber R$ 100 como ajuda de custo. Este ano, seja qual for o período de contratação, o prazo de permanência no projeto é até o final de cada ano letivo, ou seja, quem entrar em maio termina sua participação em dezembro.

Em turmas do 1º segmento, cada mãe é responsável por 50 estudantes, enquanto nas classes da Educação Infantil são 25 alunos por mãe. “As mães são importantes não só para auxiliar na escovação dos dentes, banho, alimentação e higiene corporal, mas também são um importante elo entre a comunidade e a escola”, disse a secretária de Educação Dilcéia Quintela.

As Mães Educadoras estão inseridas no Programa de Horário Integral. Desde o início do governo, a prefeita Sheila Gama estabeleceu que a Educação é uma das principais prioridades de sua administração, pois a meta é oferecer um ensino de qualidade.

O fato de poder cuidar de crianças foi o que motivou a dona-de-casa Edileuza Domingo Barros, 48 anos. Mãe de um aluno do 8º ano na Escola Municipal Herbert Moses (Três Corações) ela acredita que esta oportunidade será gratificante. “Meu filho já tem 16 anos e sinto falta de criança. Quero brincar e contar histórias e dar bastante conselho para eles”, contou Edileuza.

Seguindo ao passos da irmã, Edna Domingos de Barros, 40, também se cadastrou como mãe educadora. “Eu sempre sonhei em trabalhar como professora, mas tive que parar de estudar. Acho que esta tarefa vai preencher um pouco este vazio”, afirmou Edna, acrescentando que vai orientar as crianças sobre a escolha das companhias e o respeito às pessoas. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário