quarta-feira, 27 de abril de 2011

Educação promove formação continuada para incentivadores da palavra

Cento e sessenta professores que atuam nas salas de leitura das 126 escolas municipais de Nova Iguaçu estão participando de cursos de formação continuada realizados pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta quarta-feira (27/04), 100 professores vão participar da palestra “A improvisação teatral através do texto não-dramático” com a mestre em teatro-educação, Elaine Pernambuco, na Universidade Estácio de Sá, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

A programação desta quarta-feira inclui contação de história e apresentação do grupo de teatro dos alunos da Escola Municipal Márcio Caulino, em Austin, sobre Monteiro Lobato, que completaria 129 anos no dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. Já os profissionais que trabalham com Incentivo à Leitura e Produção Textual (ILPT) aprenderam como usar canções na produção textual, com a doutora em Educação, Ana Valéria da Costa.

As duas palestrantes são professoras da rede municipal de ensino. “Estamos buscando na rede municipal de ensino profissionais com os mais altos níveis de qualificação para realizarem as formações continuadas de nossos professores. Esta é uma orientação da prefeita Sheila Gama e está sendo colocada em prática pela Secretaria Municipal de Educação”, explicou a secretária de Educação, Dilcéia Quintela.

De acordo com a coordenadora do programa de Incentivo à palavra, Vanessa Gnisci, os incentivadores da palavra receberam um guia de ações da disciplina de ILPT em formato digital e ouviram relatos de colegas que já desenvolveram a prática das canções nas aulas de produção textual. O evento, na Universidade Geraldo di Biase, em Nova Iguaçu, na segunda-feira, contou com a presença de 60 professores do segundo segmento – do 6º ao 9º - de 45 escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário