A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, abre segunda-feira (11), a campanha “Por uma infância sem Racismo”, que tem o objetivo de intensificar o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e particulares. De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Nova Iguaçu possui a segunda maior população afrodescendente do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, é um dos municípios que mais desenvolve ações para a valorização da cultura afro brasileira. A campanha é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como público-alvo profissionais da comunidade escolar e membros de diversos conselhos da sociedade.
A organização do evento é da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Nova Iguaçu (COPPIR), com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Cultura e Turismo (Semctur). Segundo Denise Fernandes, do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante o lançamento serão apresentadas ações direcionadas a fazer com que os estudantes possam aprender a conviver com as diversidades de forma positiva. "A campanha servirá para que todas as escolas do município, independentemente serem públicas ou privadas desenvolvam ações de combate à discriminação racial", informou.
Durante o evento, a Semed vai propor projetos que visam proporcionar a auto-estima dos estudantes da raça negra, como também valorizá-los. Ao mesmo tempo, a Semctur vai mostrar a oficina “Conviva com a diferença! Diga não à discriminação”, que vem sendo desenvolvidas nas escolas. A E.M. Ivonete dos Santos Alves, no Jardim Pernambuco, já incluiu em sua grade curricular a Lei 10.639/03. Em 2010, a Prefeitura realizou com sucesso o projeto “Olhares Iguaçuanos: Retratos de um Brasil em preto e branco”. Nele, alunos da rede municipal de ensino produziram acervo fotográfico da parcela afro descendente da cidade, com o propósito de valorização da raça negra. As fotos foram expostas na Câmara de Vereadores e nas escolas para os pais e a comunidade.
O evento acontece a partir das 14h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, que fica na Rua Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51, Nova Iguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário