Com o objetivo de resgatar a cidadania dos mais de três mil alunos do Programa Brasil Alfabetizado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, neste sábado dia 21, uma ação social a partir das 9h, na Escola Municipal Monteiro Lobato (Centro). O evento será aberto pela prefeita Sheila Gama e pela Secretária Municipal de Educação, Dilceia Quintela e contará com as parcerias do Sesi/Senai, Fundação Leão 13, Detran, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, do ônibus da Alerj entre outras instituições.
Quem for ao local terá serviços gratuitos de emissão de documentos como carteira de trabalho e de identidade, cadastramento no Bolsa Família, verificação de pressão arterial, isenção de 2º via de documentos, aplicação de flúor, corte de cabelo, assistência jurídica, cadastramento de currículos para a indústria de café Pimpinela, inscrição em cursos gratuitos no Senai, exame de vista e teste de glicemia.
De acordo com Marciana Moreira, Coordenadora de Projetos Especiais da Semed, a ação é uma comemoração pela alfabetização de mais de 20 mil pessoas desde o ano 2006. “É uma confraternização entre alfabetizadores, alfabetizandos, famílias e a comunidade de um modo geral. E a forma que encontramos para comemorar foi com uma ação social para levar cidadania aos nossos alunos”, afirmou Marciana.
O Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Prefeituras, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir de 15 anos de idade. Atualmente, o programa tem 218 turmas na cidade e um total de 3.217 alunos estudando em associações de moradores, igrejas e residências.
O evento contará com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Trabalho e Emprego (Semte), Universidade Iguaçu (Unig) que aplicará flúor nas crianças e Embelleze com serviços de beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário