Borboletas, barcos, pipas, árvores e até o sorriso de uma criança estão presentes nos desenhos 3D com arte de colagem proposto pelo artista plástico Domi Junior aos professores na Jornada de Educação Século XXI-Escola, na manhã desta quarta-feira, dia 15, na Universidade Estácio de Sá. O evento, que começou no dia 8, é uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com a empresa Água Grande. No mesmo local, à tarde, Daniel Azulay abriu as oficinas de desenho, que nos dias 22 e 29 serão realizadas por sua equipe. No total, cerca de 100 pessoas participaram das duas capacitações.
Daniel iniciou a primeira de três oficinas ensinando linhas, traços e formas de desenhos como princípios básicos para começar a desenhar. Utilizando apenas papel e canetas, iniciou a oficina desenhando círculos para, segundo ele, estimular a coordenação motora das crianças.
Para Vanessa Gnisci, que é uma das coordenadoras da equipe de incentivo à Palavra, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os professores estão vivenciando um momento importante para a formação. “Estamos compartilhando experiências e aprendendo novas possibilidades de práticas artísticas e de incentivo a palavra”, disse Vanessa, informando ainda que todos receberão certificado de participação com número de horas de cada oficina.
A proposta da Secretaria Municipal de Educação e da Empresa Água Grande é que o educador seja o eixo principal do projeto. “Todo projeto pensado para a educação tem que ter como foco o professor. Ele tem consciência de que essa informação precisa ser multiplicada”, disse o diretor da Água Grande, Nelson Freitas. Ele esclareceu que por causa do alto índice de adesão precisou aumentar o número de vagas.
“Achei bem interessante o trabalho. Eu pretendo montar uma oficina para o horário integral na escola em que trabalho” afirmou a coordenadora de aprendizagem da Escola Municipal Orestes Bernardo Cabral, Vanessa Ferreira, que montou um barco com fitas adesivas vermelha, amarela e bege.
Já a professora Marcia Regina Campos Almeida, da Escola Municipal Engenho Pequeno, se inspirou no sorriso de criança para compor sua imagem, que tinha na mão uma flor representando a paz. “Esta é uma criança de bem com a vida. Pensei numa criança feliz, com esperança”, explicou a professora que vai usar o que aprendeu com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário