Alunos e professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu viajaram em dois mundos das artes: a criação de brinquedos e a contação de histórias, numa viagem protagonizada pelo artista plástico Deneir de Souza e pela escritora Lúcia Fidalgo. Os dois estão participando da Jornada de Educação Século XXI-Escolas Cultura das Artes, que a Prefeitura de Nova Iguaçu está promovendo até o dia 29, com o objetivo de dar ao professor mais ferramentas para desenvolver os projetos de educação nas escolas.
Deneir e Lúcia abriram a rodada de ações que aconteceram na Universidade Estácio de Sá. Pela manhã, a escritora se reuniu com professores da rede municipal e de outras redes da Baixada Fluminense e à tarde mostrou todo o seu talento com o público infanto-juvenil em uma bela contação de história e bate papo com estudantes do Ciep 071- Maximiniano Ribeiro da Silva.
Já Deneir desfez as "malas" com suas sucatas "mágicas" e levou as crianças da Escola Municipal Marcio Caulino Soares, em Austin, a viajarem no mundo da fantasia e do lúdico. Com sua ajuda, os alunos criaram galinhas usando rolo de papelão, corda e papel. Para as crianças o que mais agradou foi o som, já que a ave produzida por eles imita o som do cacarejo. Uma festa. E não ficou só nisso. O artista também ensinou o grupo a fazer um brinquedo conhecido como Roi-Roi, que gira e também emite som.
"Dedico-me há 30 anos às artes plásticas e arte-educação. Os brinquedos modernos brincam pelas crianças. Quando eles produzem o brinquedo colaboram com o meio ambiente, pois usam tampinhas coloridas, garrafas pet, papelão e muito mais coisas que estão no lixo de casa", ressaltou Deneir.
Igor Nogueira da Silva e Leonardo Rosa Rodrigues, estudantes do quinto ano e ambos com 11 anos de idade, a oficina valeu a pena. "Achei ótimo fazer a galinha. É divertido e estou louco para fazer cacarejar no ônibus", divertiu- se Igor, que teve o apoio total do colega Leonardo.
Nesta quarta-feira, dia 15, às 9h, na Estácio de Sa´, o artista plástico iguaçuano, Domi Junior, mostrará a arte de criação de figuras usando fitas adesivas. E à tarde, a equipe de Daniel Azulay fará com os professores a oficina a "Arte e seus designios", às 14h, também na Estácio de Sá, na Rua Oscar Soares, 1466.
Nenhum comentário:
Postar um comentário