Os professores que desejam participar do curso “Raciocínio Lógico/Matemática”, do Programa de Formação Inicial dos Professores das Séries/Anos Iniciais (Pró-Letramento) já podem se inscrever. A atividade é voltada para os professores do 1º segmento da rede municipal de ensino (da educação infantil ao 5º ano) e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo projetar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A formação tem a orientação de educadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário Adjunto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), o objetivo do curso não é apenas aperfeiçoar os professores, mas melhorar a qualidade de ensino na nossa cidade. “O curso segue a filosofia deste governo que é o de promover a constante formação de nossos professores. Isto vai proporcionar uma gama de experiências”, concluiu.
Segundo Virgínia Rocha, Coordenadora do Pró-Letramento em Nova Iguaçu, os professores interessados na formação devem procurar os diretores das unidades escolares, que vão encaminhar as inscrições para a Semed. “O curso tem carga horária de 120 horas, com encontros semanais de quatro horas. Para receber o certificado, que vale como curso de extensão, os professores cursistas precisam aplicar as atividades aplicadas a eles em salas de aula com seus alunos”, afirmou Virgínia.
Ela disse, ainda, que os inscritos receberão uma apostila explicando como trabalhar com os estudantes desde as operações matemáticas até as figuras geométricas “Queremos que os professores entendam as atividades que eles estão passando aos alunos nas escolas, tornando a educação ainda mais eficaz. Que eles avaliem e descubram quais os caminhos que devem seguir no processo de ensino”, disse Virgínia.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a rede nacional de formação continuada e com adesão dos estados e municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário