Com apresentação do cantor Gustavo Lins, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realiza na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, na Casa de Shows Rio Sampa, a formatura de 2.199 dos 3.500 alunos inscritos no programa Brasil Alfabetizado. São 283 turmas formadas nas nove unidades de governo do município, com alunos com idade a partir dos 15 anos de idade, sendo a maioria idosos que durante nove meses tiveram aulas de leitura, escrita e matemática.
Com essa formatura, sobe para quase 24 mil o número de pessoas que deixaram para trás a "cegueira" do analfabetismo, que de acordo com o Censo de 2010 atinge 14,1 milhões de pessoas a partir de 15 anos de idade, 0,3% a menos que ano de 2008 quando este total era 14,47 milhões.
Para Marciana Moreira, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Brasil Alfabetizado dá cidadania às pessoas. "Elas saem do estado de cegueira para luz. Quem não saber lê não conhece o que está ao seu redor. Tudo depende de leitura", disse a coordenadora.
De acordo com Marciana, estes alunos podem dar continuidade aos estudos se matriculando em turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do primeiro segmento, que vai até o 5º ano de escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário