domingo, 17 de julho de 2011

Sheila Gama inaugura E.M. Escola Barão de Guandu


Com telhado novo em estilo colonial, a Escola Municipal Barão de Guandu foi reinaugurada na tarde desta quinta-feira, dia 14, pela prefeita Sheila Gama, em Vila de Cava. Com problemas no telhado e na parte elétrica, a unidade precisou ser interditada pela Defesa Civil e os alunos transferidos para outros espaços na região, situação que durou seis meses. Agora, os 140 alunos da educação infantil ao 5º ano contam com a segurança necessária para permanecerem na escola em horário integral. Esta foi a sétima unidade entregue pela prefeita, que em agosto reinaugura as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Pera Flor.

Além disso, as obras da Escola Municipal Marinete Cavalcante de Oliveira iniciam na próxima semana. Operários da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) estão no local fazendo a limpeza preliminar do terreno da escola, retirando entulhos e material deixado pela antiga empreiteira.

“Desde que assumi, tive como prioridade terminar as obras que estavam paradas, como a Escola Municipal França Carvalho. Esta é a sétima escola que estamos entregando. Isso é respeito ao dinheiro público”, disse a prefeita. Ela agradeceu o esforço e a parceria da comunidade, que apesar das dificuldades levaram os filhos para a escola.

A parceria foi peça importante para o término das obras. O Governo do Estado, por meio do Consórcio que está construindo o Arco Metropolitano refez todo o telhado da unidade escolar. “Quando estive aqui em agosto de 2010 e vi a situação do telhado não consegui dormir”, disse a Secretária de Educação, Dilcéia Quintela, que fez contato com o subsecretário de Obras do Estado, Vicente Loureiro, solicitando a parceria, já que o Arco Metropolitano passará próximo à escola. A Codeni refez toda a parte elétrica que estava comprometida e com fiação exposta, pondo em risco a segurança dos estudantes.

Sitiante há 30 anos e vizinho da escola, Eloi Pinto, presenteou a unidade escolar com uma cerca. “Conheço as necessidades da região e dos estudantes e por isso tive o prazer de contribuir para que desta forma ajudar na melhoria da educação”, disse o sitiante.

A solenidade contou com as presenças dos vereadores, Daniel da Padaria, Carlinhos Presidente, dos secretários municipais de Saúde, Josemar Freire, de Meio Ambiente Elaine Frossard, de Cultura e Turismo, Anderson Ávila, da Pessoa com Deficiência, Daniele Cardoso, de Comunicação, Juvenil Reis dos Santos, de Trânsito e Serviços Públicos, Rholmer Louzada, da chefe de gabinete da prefeita, Sandra Gusmão e da secretária adjunta de Educação, Catia Griffo.

Segurança

Para a dona-de-casa Rosanne Evangelista da Costa a reforma é um alívio para a comunidade. “A reforma desta escola é importantíssima. É muito bom saber que estou deixando minha filha na escola e saber que ela não está sofrendo mais o risco de ser atingida por telha quebrada”, afirmou Rosanne.

A professora do 4º e 5º ano, Mirelli Lamônica, também destacou o fato de seus alunos estarem mais seguros em sala de aula. “A partir de agora temos a certeza de que quando chover não teremos mais que olhar para cima. Conseguimos alcançar o nosso objetivo, que é o de garantir a segurança e comodidade aos nossos estudantes, proporcionando uma melhora na qualidade do ensino”, disse Mirelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário