Esta quinta-feira, dia 13, será um dia de festa para professores e estudantes do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Escola Municipal Monteiro Lobato. Além de comemorar o segundo ano do projeto na unidade escolar, também será festejado o dia das crianças. A meninada vai ser divertir com cama elástica, brincadeiras com bola e ainda vão se deliciar com gostosas guloseimas.
O NAI do Monteiro Lobato faz atendimento de orientação familiar, estimulação psicomotora e oficina de linguagem, realizado por professores da rede municipal de ensino. São atendidos 37 estudantes com algum tipo de deficiência na área cognitiva, sensorial e motora, que são encaminhados pelos agentes pedagógicos de educação especial (Apedes) da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed).
Segundo Márcia Carvalho, da equipe de Educação Especial da Semed, o objetivo do NAI é apoiar familiares, estudantes e a escola em favor da inclusão. “Nós fazemos o acompanhamento em alunos que não têm atendimento especializado na área da saúde. Eles são assistidos por psicólogos, fonoaudiólogos e psicomotricistas, com foco pedagógico” concluiu Márcia.
Para o secretário-adjunto Pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, o trabalho realizado nos Núcleos de Apoio a Inclusão e nas salas de recursos são de suma importância para garantir a permanência das crianças com necessidades especiais na escola. “O novo concurso que está sendo preparado terá novos profissionais especializados para melhor atender os cerca de 600 alunos incluídos na rede”, explicou o secretário, lembrando que Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Austin, também já tem um NAI.
A Escola Municipal Monteiro Lobato fica localizada à Rua Luís de Lima s/nº - Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário