sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeitura e UFRJ chegam a acordo para a retomada de curso


A Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias Municipais de Educação e de Despesas, a Procuradoria Geral do Município e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) chegaram a um acordo nesta quinta-feira, dia 6, para a manutenção do curso pré-universitário da Prefeitura. Nesta sexta-feira será liberada a parcela de pagamento do convênio, após a apresentação e fechamento da prestação de contas da parcela anterior, que por pendências de documentação, só chegou à Secretaria de Controle Geral em agosto. Para a prefeita Sheila Gama, que também é professora, investir em educação é fundamental para que o país chegue ao desenvolvimento. Com a solução das pendências, a ordem agora é recuperar o tempo perdido. "O próximo passo é a retomada imediata do curso, pois o Enem já está próximo", ressaltou a secretária municipal de Educação, Dilcéia Quintela. As aulas serão reiniciadas na próxima segunda-feira.

O projeto desenvolvido em parceria com a UFRJ beneficia aproximadamente 1.200 alunos iguaçuanos , divididos em 24 turmas e seis unidades escolares. Em cinco anos, já aprovou mais de 800 estudantes. Só este ano, 173 foram aprovados em universidades, sendo 143 para instituições públicas.

A atual administração municipal vem obtendo conquistas importantes na área de Educação. Entre elas, o aumento gradativo do valor das dobras aprovado pela Câmara de Vereadores, após projeto de Lei da Prefeita Sheila Gama, que representará em dezembro uma diferença substancial de R$ 240 e R$ 243 para os professores de nível II (da educação infantil ao 5º ano) e de nível I (do 6º ao 9º ano) respectivamente, além de 3% a mais nos vencimentos mensais de todos os profissionais do magistério. Nos últimos 12 meses, a Prefeitura contratou 580 merendeiras e auxiliares de cozinha, além de mil professores concursados. Foi realizada ainda a convocação de todos os aprovados no último concurso público da Educação. Nesta sexta-feira, dia 7, será publicado edital para novo concurso, visando a contratação de mais professores.

Em 17 meses da administração Sheila Gama, as unidades escolares do município receberam 10 mil carteiras escolares, 120 fogões de seis bocas, 161 bebedouros, 486 armários de aço, 459 estantes de aço, 449 arquivos de aço, 150 freezers, 1.141 mesas sem gavetas, 410 mesas com gavetas, 558 conjuntos de mesas trapézio para educação infantil, 224, 4 mil uniformes escolares, incluindo tênis, bermudas, short-saia e camisas escolares. Outras ações importantes foram a mudança do cardápio da alimentação escolar de 33 para 83 itens e da ampliação e reforma de diversas escolas em toda a cidade. A Prefeitura de Nova Iguaçu continua trabalhando intensamente, levantando junto às unidades as principais necessidades físicas e materiais, para que o município se torne referência em educação escolar no estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário