quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Semana Nacional de Ciências e Tecnolgia começa com Planetário Móvel
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá uma série de atividades para os estudantes e professores que visitarem o evento. Uma das principais atrações será o Planetário Móvel, que apresenta a exposição “Observações Astronômicas”, no próximo dia 7, na Universidade Iguaçu (Unig). A abertura oficial da semana será no dia 18, com a final do I Concurso de Paródias “Meio Ambiente e Cidadania”. Além disso, a Prefeitura de Nova Iguaçu preparou oficinas, palestras, exposições e debates em parceria com diversas instituições municipais, estaduais, federais e particulares.
A programação atenderá alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade que terão a oportunidade de participar de exibição de vídeos, cine debate, oficinas de reciclagem entre outras atividades. Na sexta-feira, dia 7, 150 alunos de 12 escolas municipais vão se divertir enquanto aprendem os mistérios dos planetas e constelações estrelares, que será mostrado através de lunetas no Planetário Móvel, cedido pelo Museu de Astronomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Segundo Márcia Machado, da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), isto possibilitará aos estudantes vivenciarem experiências científicas e tecnológicas, numa linguagem em que estão acostumados.
Ainda de acordo com Márcia, o objetivo do evento é proporcionar aos estudantes mais conhecimento sobre os diversos temas a serem apresentados. “Os alunos desenvolverão competências e habilidades necessárias para a construção de um conhecimento concreto”, afirmou Márcia, acrescentando que assim como a observação astronômica, os eventos foram elaborados a partir do tema “Mudanças climáticas: desastres naturais e prevenção de riscos”.
Tecnologia
Os alunos do 6º ao 7º ano também terão contato com as tecnologias sociais, através da exposição de máquinas que são usadas para a produção de vassouras e outros utensílios. A mostra é uma parceria entre a Associação dos Produtores Autônomos da Cidade e do Campo (APAC) e a Semed. Além disso, uma “Oficina de reciclagem” ensinará aos alunos como reaproveitar materiais que seriam descartados.
A final do I Concurso de Paródias “Meio Ambiente e Cidadania”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai definir a melhor canção entre as nove escolas finalistas da cidade. As seletivas começaram no dia 19 de setembro e tem a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário