quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atletas e estudantes participam do II Encontrão de Capoeira

Embalados pelos sons do berimbau e de outros instrumentos musicais, atletas e estudantes transformaram o ginásio da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, no último sábado, dia 12, em uma verdadeira roda de capoeira. Eles participaram do II Encontrão de Capoeira da Educação Integral , promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, que reuniu centenas de pessoas de diferentes idades num único propósito: a valorização deste tipo esporte na cultura brasileira. O
A secretária municipal de Educação, Sandra Gusmão, aproveitou para agradecer todo o esforço e empenho dos responsáveis pelos programas Escola Aberta e Mais Educação nas escolas. “Este encontro mostra a importância da capoeira como instrumento de socialização e de promoção de cidadania”, afirmou, anunciando como tema para 2012, “Capoeira é saúde: Saúde do corpo e da alma”.
Quem foi ao encontrão, que teve como tema “Capoeira é Responsabilidade Social”, pôde conferir apresentações de maculelê, samba de roda e jongo. Os amantes da grafitagem conferiram de perto a arte do coordenador de grafiteiros do Estado do Rio, David Nogueira da Rocha, o Dante, que fez a logomarca da próxima edição do evento, em 2012,  já com o novo tema. Já os alunos do Centro de Educação Especial Paul Harris apresentaram uma dança afro e os da Escola Municipal José Reis encenaram a peça  “Navio Negreiro”.
Para Sérgio Souza de Oliveira, o mestre Nagô, a capoeira é um instrumento de socialização. “A capoeira é um espaço democrático de inclusão e integração social”, disse o mestre, que elogiou o fato da prefeitura estar realizando a segunda edição do projeto.
O estudante do 2º ano da Escola Municipal Dom Adriano Hipólito, Felipe Lima, 7 anos, mostrou toda a sua ginga nas rodas que aconteceram no ginásio. “Estava contando os dias para participar do Encontrão. Gosto muito do esporte. É legal e me faz bem”, concluiu Felipe, que pratica o esporte desde o ano passado.
Para Jefferson da Silva, conhecido como  graduado Voador, que atua no Ciep Municipalizado 022 – Presidente Getúlio Vargas, o encontro visa também o aperfeiçoamento de outros mestres e graduados. “Tenho 19 anos e dou aula para aproximadamente 25 estudantes. É sempre bom participar destes encontros. Isso nos ajuda a perceber os  erros  e acertos  na prática da capoeira com os estudantes”, disse Jefferson, que iniciou no esporte a capoeira aos 13 anos.
O encontrão foi prestigiado pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Fausto Azevedo. Os secretários- adjuntos de Educação, Odenize do Nascimento Monteiro Ferreira e Reinaldo Polifiq e de Meio Ambiente e Agricultura, James Estoullo Santamaria também marcaram presença. Além deles, estiveram presentes o coordenador do programa Escola Aberta do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Nascimento, Paulo Varella do Grupo Sul de Capoeira, coordenador dos programas Escola Aberta e Mais Educação do Rio Grande do Sul e os atletas Carlos Santos “Carlão”, Suyan Queiroz e Bruno Fialho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário