A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste sábado, dia 12 de novembro, das 9h às 14h, na Vila Olímpica, o II Encontro de Capoeira da Educação Integral. Serão mais de 800 estudantes, num evento que apresentará a capoeira como instrumento de socialização, arte, cultura e que hoje é conhecida no mundo como “arte marcial brasileira”. O encontrão terá atletas convidados, como os campeões Europeu e Panamericano de Jiu Jitsu, Carlos dos Santos e Suyan Queiroz, que vão falar sobre a importância do esporte para as crianças.
Embora o encontrão seja sobre capoeira, a Secretaria Municipal de Educação decidiu convidar atletas de outros segmentos, já que os Programas Escola Aberta e Mais Educação oferecem oficinas de artes marciais, como, Taekwondo, Judô e Karatê; futsal, futebol e outras atividades esportivas. Além disso, o tema do encontro este ano é “Capoeira Como Responsabilidade Social”.
A festa terá ainda apresentações de frevo, dança afro, maracatu, Maculelê, puxada de rede, samba de roda e jongo. Além de uma encenação da origem da capoeira que será realizada pelos alunos da Escola Municipal José Reis.
A proposta da Secretaria é que além das apresentações de rodas de capoeira, os estudantes e o público, de um modo geral, conheçam a história desta arte originária dos engenhos e que será contada pelo mestre Nagô. O evento contará ainda com a presença do professor João Marcus Pereli, um estudioso da capoeira e que está em seu segundo livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário