Em comemoração ao Ano Internacional da Afrodescendência, a Escola Municipal José de Anchieta, no bairro Tinguazinho, em Nova Iguaçu, realizará uma festa para toda a comunidade neste sábado, dia 19 de novembro, a partir das 15h. Quem for à unidade escolar, que atende do Infantil 4 ao 5º ano, verá apresentações de dança, capoeira, teatro, show de talentos, exposições e concurso da beleza negra. O evento tem o objetivo de mostrar a importância do negro na formação social brasileira.
De acordo com a diretora-adjunta da unidade, Ana Regina Pinto Ferreira, o fato de 2011 ter sido escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional dos Afrodescendentes mostra a importância da valorização da cultura negra. "A nossa escola já realiza atividades que visam à aplicação da Lei 10.639. E a festa é para que toda a comunidade reconheça a importância do negro na sociedade", afirmou.
Durante a confraternização, alunos da sala de recursos confeccionarão instrumentos musicais de origem africana, que serão utilizados pelos próprios estudantes. Também haverá show de talentos com grupos formados pela criançada que tocarão samba, pagode e outros ritmos musicais. "Além disso, realizaremos desfile da beleza negra, apresentações de capoeira e de dança, com estudantes do horário integral e das turmas regulares", disse a diretora.
Segundo Ana Regina, o evento tem tudo para agradar adultos e crianças. Para isso, a escola está preparando brincadeiras com pula-pula, pescaria e pula-corda. Para quem gosta de saborear deliciosos quitutes é só conferir os doces, salgados e refrigerantes que serão vendidos nas diversas barracas.
Os alunos farão dramatização de lendas africanas e os pais verão de perto a exposição de trabalhos feitos pelos filhos ao longo do ano. Também vão conhecer palavras de origem africana que são utilizadas até hoje no Brasil. Entrada franca.
A Escola Municipal José de Anchieta fica localizada à Rua da Moenda, nº 92 – Tinguazinho – Austin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário