terça-feira, 8 de novembro de 2011

II Jornada de Educação tem balanço positivo

Terminou neste domingo, dia 6, a II Jornada de Educação para a Promoção da Igualdade Racial. O evento, realizado durante todo o fim de semana na Universidade Iguaçu (Unig),  teve o tema “Por uma Infância sem Racismo”, com apoio da Unicef, e contou com quatro mesas de debates e oito grupos de trabalhos.
Para Daise Marcello de Souza, da Coordenadora Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Coppir), o encontro foi um ganho para a cidade de Nova Iguaçu, que já aplica a Lei 10.639  desde 2006 e também para os municípios  foram incentivadas a aplicar a Lei na grade curricular. “As palestras com professores renomados, além da disponibilidade de material gratuito municiaram os profissionais a colocar em pauta a aplicabilidade deste documento”, disse Deise, acrescentando que  muitos municípios  não discutem a questão afrodescendência em sala. A Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial (Coppir) participaram ativamente do encontro que terminou neste domingo e  começou na sexta-feira, dia 4, na Universidade de Iguaçu (Unig).
O presidente da Ong Se Essa Rua Fosse Minha, César Marques, fez um balanço positivo do evento.  O encontro aconteceu em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu e com outros de 19 municípios do Rio e Região Metropolitana, que discutiram o tema “Infância sem racismo”. 
Segundo César, a participação dos professores foi determinante para a elaboração dos documentos apresentados no fim do evento. “O que ficou definido nos grupos de trabalho serão sintetizados e utilizados em um novo encontro, com data a  ser definida e que terá a participação das mesmas  cidades que participaram da jornada”, concluiu César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário