A Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com ONG Se Essa Rua Fosse Minha, realiza de 4 a 6 de novembro, na Universidade Iguaçu, a 2ª Jornada de Educação para a Promoção da Igualdade Racial. O evento cujo tema é “Infância sem Racismo”, acontecerá sempre das 8h às 17h, com a participação de 20 municípios do Rio e da Região Metropolitana.
A secretária municipal de Educação, Sandra Gusmão, participará da abertura na sexta-feira (04/11). Neste mesmo dia, alunos do horário integral da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu farão apresentações culturais.
O objetivo da jornada é alertar para o impacto do racismo na infância, adolescência e suas complicações no cotidiano escolar e ainda a implementação da Lei 10.639, que trata da divulgação da história de afirmações positivas dos negros e índios. O assunto foi discutido por crianças e adolescentes no dia 19 de outubro, durante a “Ciranda das Diversidades”. O resultado da análise dos estudantes será divulgado na abertura do evento.
Os trabalhos realizados pela Prefeitura de Nova Iguaçu nas escolas da rede serão apresentados em debates. Ações como a exposição itinerante “João Cândido”, “Olhares Iguaçuanos: Nova Iguaçu em Preto e Branco”, fotos dos alunos em preto e branco, como forma de valorizar a autoestima das crianças afrodescendentes e outros trabalhos que serão socializados como troca de experiência.
Na sexta-feira, alunos da Escola Municipal Ivonete dos Santos Alves apresentarão a banda de percussão “Ivonete in Lata”, criada na oficina de horário integral e que trabalha a cultura afro. A rede municipal de Nova Iguaçu tem na grade curricular disciplina que trata da Lei 10.639 e usam o tema nas disciplinas de matemática, geografia, história e português e literatura afro.
O evento ainda terá palestras, grupos de trabalho e mesas redondas, que discutirão a religiosidade, artes e linguagens, ciências, matemática, imagem e mídia, geografia, história e literaturas para crianças e adolescentes. Também haverá Exposições de elementos da cultura negra, feira afro, exposição fotográfica na Via Light, do fotógrafo Paulo Santos, pôsteres de atividades desenvolvidas pelas secretarias municipais relacionadas à Lei 10639-2003 e venda de livros.
|