Alunos especiais de escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu estão na primeira turma de profissionalização de jovens e adultos com deficiência intelectual, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias municipais de Educação e do Direito da Pessoa com Deficiência. São 12 estudantes das Escolas Municipais Venina Corrêa Torres e Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris, que têm turmas de inclusão, como acontece nas 125 unidades escolares num total de 600 alunos incluídos. Segundo a prefeita Sheila Gama, as empresas têm as vagas, mas faltam pessoas capacitadas para atenderem a demanda.
O objetivo do projeto é preparar e capacitar estes alunos para o mercado de trabalho. O curso é divido em duas etapas. Na primeira eles participam de oficinas pedagógicas que tratam da alfabetização e são realizadas dentro das escolas e sob responsabilidade da Semed. Já a segunda etapa é a profissionalização no Senai, sob tutela da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Inicialmente eles estão matriculados no curso de auxiliar administrativo que atende aos alunos que se locomovem sozinhos e fazem atividades em grupo. As aulas são todas práticas e, além de ensinar uma profissão auxilia na leitura e na matemática. Os estudantes com melhor desempenho serão automaticamente empregados.
Primeira turma se forma em dezembro
A proposta de criar a turma partiu da Secretaria Municipal de Educação, que se baseou na necessidade das empresas cumprirem as metas sociais. A primeira turma começou no dia 12 de setembro e a formatura está prevista para o dia 20 de Dezembro. São 12 estudantes das duas unidades escolares.
"A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência já cadastrou mais de 300 pessoas para o seu banco de dados. Faremos uma palestra para os empresários e comerciantes da cidade com o tema: "A Empregabilidade da Pessoa com Deficiência", contou a secretária da Semdpdef, Daniela Marques. Segundo ela, a palestra está prevista para o dia 30/11, também em parceria com a Firjan.
O objetivo é orientar sobre o processo seletivo e adequação das empresas na contratação de pessoas com deficiência, Isto vai selar ainda mais a parceria Semed e Semdpdef para a inclusão no mercado de trabalho.
Para o secretário adjunto de Educação, José Reginaldo Bastos da Cruz, a iniciativa é importante. “Esta iniciativa demonstra a proposta de inclusão que estamos realizando em nosso município com os alunos com necessidades especiais e mostra a o empenho da prefeita Sheila Gama no que se refere à educação inclusiva”, concluiu Reginaldo.
Segundo Márcia Carvalho, coordenadora de educação especial do Departamento Pedagógico, está é uma oportunidade nova e única para os alunos e para as famílias. “Essa será a primeira turma formada com deficiência intelectual em Nova Iguaçu. E isso é muito importante para que os alunos tenham mais chances no mercado de trabalho”, encerrou ela.
O Senai fica à rua Gerson Chernicharo, S/Nº, Bairro da Luz, Nova Iguaçu. |
|