Com oficinas de dança, esporte, capoeira, hip hop, bandas, balé, reforço escolar entre outras, a rede municipal de educação de Nova Iguaçu tem 99 das 125 escolas inscritas no Programa Mais Educação. A rede que funciona em horário integral desde 2006, terá em 2012 três novas escolas recebendo a verba que possibilita a contratação de monitores e compra de equipamentos como: instrumentos musicais e de rádios escolares para a formação das oficinas. As novas unidades estão localizadas em km 32, Austin e Ipiranga, áreas mais afastadas da região central da cidade.
Para fortalecer as ações do horário integral, a Prefeitura de Nova Iguaçu vem investindo na formação dos professores e na melhoria do espaço físico com reforma e ampliação de escolas. “A inclusão das Escolas Marly Tupassununga de Matos, Governador Leonel de Moura Brizola e Visconde de Itaboraí ao programa do Governo Federal oferecerá mais oportunidades para nossos estudantes”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Sandra Gusmão.
A secretária acrescentou ainda que em Nova Iguaçu, o Programa Mais Educação integra-se às escolas de horário regular, unificando a proposta pedagógica na busca de uma educação integral em tempo integral. Disse ainda que os monitores das oficinas são capacitados e fazem parte da própria comunidade.
Para a coordenadora do horário integral, Cláudia Robledo, o Mais Educação desperta nas crianças desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo, étnico, intelectual e social. “Ficamos felizes com a integração de mais três escolas ao Programa. Mais alunos de nossa rede de ensino terão ampliadas suas oportunidades de desenvolvimento através dos recursos disponibilizados para que cada escola otimize sua proposta pedagógica”, contou.
Diretores
Para os diretores das escolas aptas pelo MEC para integrar o Programa Mais Educação, a verba que será liberada representará um reforço e tanto para a melhoria das ações pedagógicas. Eles já estão planejando a escolha das oficinas. Numa coisa todos são unânimes: capoeira não pode faltar.
Para o diretor da Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, que tem 1.050 alunos do infantil 4 ao 7º ano, as atividades do Mais Educação serão um atrativo a mais para a permanência dos alunos na escola. “Com a verba poderemos comprar os kits oferecidos para as oficinas, como instrumentos musicais para a banda. O bom é que temos autonomia para escolher a que melhor atrai nossos alunos”, explicou o diretor.
Já as diretoras das Escolas Municipais Marli Tupassununga de Matos e Visconde de Itaborai sonham também com oficinas de teatro, reforço escolar, jornal entre outras. “A comunidade não tem nada. Creio que com atividades de dança, esporte e capoeira os alunos terão mais se sentirão mais acolhidos na escola”, comemora a diretora da Visconde de Itaboraí, Maria Lúcia de Mattos, cuja escola tem 150 alunos.
Outra que não esconde a alegria é a diretora Dilma Vita, da Marly Tupassununga de Mattos. “Com certeza será ótimo para nós. Acho que o reforço escolar por meio de jogos e do lúdico vai ajudar muito nossos 450 alunos”, contou Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário