Visando promover o desenvolvimento profissional dos orientadores pedagógicos (OPs), a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) promoveu na última quarta-feira (20-06), na Escola Municipal Monteiro Lobato, a abertura do curso "Gestão de Processos Pedagógicos: Alfabetização e Linguagem". A formação é uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu com a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O curso é dividido em três módulos, com duração total de 120 horas e término previsto para o dia 5 de dezembro. O aprofundamento sobre a teoria e a prática de alfabetização e letramento é também um dos pontos-chave da formação. Segundo Jussara Alexandre, responsável pela Assessoria de Formação da Secretaria de Formação da Semed, o objetivo da formação é chamar atenção para o grande índice de alunos com déficit de aprendizagem.
"Também queremos chamar a atenção dos profissionais e fazê-los promover uma pesquisas voltadas para a melhoria na leitura e escrita. Com isso, o orientador saberá como ir direto ao foco do problema e, assim, atender as necessidades das crianças no processo de aprendizagem", afirmou Jussara.
Ivan Amaro, professor Adjunto do Departamento de Formação de Professores na Uerj, afirmou que o curso é uma reflexão sobre o cenário educacional em Nova Iguaçu e como os orientadores pedagógicos podem desenvolver suas competências e como a aprendizagem dos alunos está acontecendo. "Este é um curso de extensão vinculado a uma pesquisa sobre a educação nas cidades da Baixada Fluminense. Veremos os impactos que pesquisas externas têm nas unidades escolares", disse Ivan, que utilizará números da Prova Brasil dos anos de 2005, 2007 e 2009.
Ainda segundo Ivan, o curso se propõe a fazer com que a escola ofereça um serviço de mais qualidade em termos educacionais para a sociedade. "Queremos que eles trabalhem de fato o ensino trabalhado nas escolas e mostrar as ações realizadas nas escolas e que acabam não sendo mostradas pela imprensa", afirmou o professor, acrescentando que as atividades em escolas serão apresentados na 2ª Mostra de Experiências Pedagógicas, em dezembro.
Aperfeiçoamento
A orientadora pedagógica da Escola Municipal Monteiro Lobato, Vânia Gonçalves acredita que esta é uma excelente oportunidade de estar aprendendo e também estar se atualizando no processo de ensino e, a partir desse conhecimento, saber buscar justamente com os professores soluções para diminuir os problemas. "Esta é uma forma de dar subsídios para trabalhar nas escolas. E ver o que outros colegas realizam nas respectivas unidades nos mostra o que pode dar certo e ser usado para utilizar na aprendizagem", finalizou Vânia.
Excelente iniciativa.
ResponderExcluir