A formação foi dividida em dois grupos. Os profissionais de ILPT assistiram à palestra do poeta iguaçuano Moduan Matus, que falou de suas vivências como escritor e de como a leitura pode influenciar na vida dos estudantes. Já os de Incentivo à Palavra acompanharam a apresentação do bonequeiro e contador de história Zeca do Conto, que ensinou os professores a confeccionar brinquedos com material reciclado e como eles podem ser utilizados nas aulas.
A responsável pelo Incentivo à Palavra, Vanessa Gnisci, afirmou que esta formação tem preocupação com a oralidade, utilizando os bonecos nas histórias como um elemento para ampliar o imaginário infantil. "Com esta formação, estamos reafirmando o trabalho que acontece no horário integral através das oficinas de leitura e dos projetos literários desenvolvidos pelos professores da rede”, disse Vanessa.
Palestra
Incentivadora da Palavra da Escola Municipal Adrianópolis, Elizabeth Ferreira, adorou a palestra. Ela contou que os seus alunos da Educação Infantil e 1º ano gostam de trabalhar com brinquedos feitos com materiais recicláveis. “Em um primeiro momento, eles ficam um pouco amedrontados quando passam a brincar com esses brinquedos, mas depois adoram. Eles até trazem materiais recicláveis de casa e dão novas ideias de bonecos para serem feitos”, disse a incentivadora.
Já o escritor Moduam, falou sobre a importância de iniciar a leitura desde cedo. Com 30 anos de carreira, ele acredita que isto possibilita maior liberdade e criatividade nos jovens e adolescentes. “Eu aprendi, a partir da literatura, a ver o mundo com outros olhos. Devemos ensinar as crianças e adolescente a pensar independente do olhar de cada um”, afirmou o poeta, que também mostrou como os educadores podem trabalhar a leitura de forma visual, por meio de figuras e até das várias formas de escrita do texto, o que estimularia ainda mais o público-alvo.
Velho conhecido dos professores, Zeca do Conto apresentou aos professores de ILPT as diferentes formas e materiais para a produção dos bonecos. “Pode-se fazer qualquer coisa com qualquer tipo de material. Tudo é uma possibilidade”, concluiu Zeca, que ajudou os professores a confeccionar fantoches e outros brinquedos, com emborrachados, garrafas pet, papelão e espuma entre outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário