segunda-feira, 2 de julho de 2012

Autores Brasileiros fazem parte de evento realizado na E.M Alice Couto

Vinícius de Moraes, Bia Bedran, Ruth Rocha, Ziraldo, Cecília Meireles e Maurício de Souza. Estes e outros autores foram lembrados no “Suco Literário”, realizado nesta sexta-feira na Escola Municipal Alice Couto, em Caioaba, Nova Iguaçu. Desenvolvido em dois turnos, o evento teve jograis, exposição de biografia dos autores, fotos, imagens e citação de obras literárias dos escritores.

Mas o “Suco” não ficou apenas focado nos autores. Luís Gonzaga, o Rei do Baião, que completaria 100 anos em agosto, também foi lembrado. A escola produziu o ABC do Gonzagão, onde cada letra do alfabeto representava uma música de Gonzagão, como por exemplo, Baião de Dois, com a letra B, Asa Branca, com a letra A, Dança, Mariquinha, com a letra D e Imbalança, com a letra I. Outro destaque foi um boneco, onde os estudantes podiam colocar o rosto e se transformavam em reis e rainhas do baião.
“Até o ano passado realizávamos chás literários, mas percebemos que os nossos alunos gostam muito de sucos e preferimos mudar o nome, mas sempre com o objetivo de desenvolver conhecimento das obras literárias dos principais autores brasileiros", explicou a diretora da escola, Janice Maia.
A reciclagem como forma de preservação do meio ambiente não foi esquecida. Com criatividade, a escola foi enfeitada com embalagens de sucos e as maquetes feitas pelo estudantes foram produzidas com caixas de leite. Já o globo terrestre foi feito com copinhos descartáveis. “A meta é despertar os alunos para a literatura, mas também  queremos criar neles a prática do consumo sustentável como um eixo relevante para os dias atuais", concluiu  Janice.
Trabalhos sobre Bia Bedran
Autora de músicas e poemas como “O Telefone”, “O Relógio da Vovó” e “O Dia e a Noite”, Bia Bedran foi lembrada pelos estudantes da Educação Infantil, que produziram cartazes e livros com as músicas e poemas da cantora. Segundo a professora Denise Meyniel, os estudantes se identificam com as obras da artista. “Todo o projeto realizado na Educação Infantil é baseado na música. Então, para eles já é natural trabalhar a musicalidade”, disse a professora.
Uma das mais empolgadas ao visitar os diversos trabalhos expostos era a pequena Yasmim de Souza Salvadori, 4 anos, aluna do Infantil 4. “Adorei fazer os cartazes sobre a Bia Bedran. Sempre ouço as músicas dela e a minha preferida é O Relógio da Vovó”, disse a pequena, que cantou toda a música no pátio da unidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário