sábado, 22 de setembro de 2012

Palestras e Oficinas marcam lançamento da 4ª edição do Literatura e Africanidade


A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza na próxima segunda-feira, dia 24, às 9h, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig), o lançamento da 4ª edição do concurso "Literatura e Africanidade". Durante a abertura acontece palestra com João Carlos Araújo, do Instituto Palmares, sobre a importância da discussão da africanidade nas escolas. À tarde, será realizada oficina de histórias em quadrinhos, ministrada por Patrícia Góis, da Secretaria de Educação de Duque de Caxias.

O concurso é voltado para estudantes do 1º ao 9º ano das 126 escolas da rede municipal de ensino. A finalidade da competição é unir o encantamento das histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQs, às práticas literárias voltadas para a contribuição da cultura africana na formação da literatura afro-brasileira e, assim, incentivar ações de aplicabilidade da Lei 10.639/03 - que trata das questões afirmativas da história africana e indígena na grade curricular.

Além disso, a competição será dividida em duas categorias: Infantil, para alunos das séries iniciais, com histórias em quadrinhos com o máximo de seis cenas e juvenil, para séries finais e com tirinhas de no máximo três cenas.   

De acordo com o regulamento, as histórias deverão ser encaminhadas ao setor de Incentivo à Leitura até o dia 9 de novembro, com nome da unidade escolar, nome do aluno e do professor que o auxiliou e função e título da história em quadrinhos. As HQs serão avaliadas pela Comissão Julgadora da Semed.

A competição terá alguns critérios de seleção, como a coerência, o título e a ilustração, de acordo com o tema literatura e africanidade, clareza nas ideias e estruturação do roteiro e sequência lógica, com ilustração e texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário