sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Estudantes aprovam ônibus escolar


Segurança e conforto durante o trajeto de ida e volta para a escola. Isto é o que os alunos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu estão vivendo, desde que o ônibus escolar da Prefeitura começou a circular, no mês passado. Atualmente, 10 dos 19 ônibus estão transportando os estudantes que são acompanhados por um monitor durante todo o trajeto.
Os ônibus têm plataforma para acessibilidade, cinto de segurança, identificação escolar e brasão do município. Além disso, o vidro traseiro dos veículos é adesivado com o desenho da aluna Raissa Seabra, da Escola Municipal Rui Barbosa, que venceu o concurso "A Caminho da Escola". Os ônibus começaram a circular experimentalmente em julho.
O transporte foi bem recebido pelos estudantes, que muitas das vezes tinham que andar quilômetros, como é o caso da aluna da escola municipal Hebert Moses, Nathália dos Santos, 13 anos. "Eu saía da escola às 11h45 e chegava em casa às 12h20. Agora chego rapidinho e com segurança", disse a menina, que mora no bairro Cobrex e está no 7º ano.
Quem também gostou da novidade foi a aposentada Maria Gonçalves, 73 anos. Ela acompanhou a neta Mariana Brito, 8 , que pela primeira vez utilizou o ônibus, que sai da porta da Escola Municipal Guinle, onde estuda. "Achei muito bom. Vou pedir autorização à mãe dela para que ela possa usar este transporte e assim ficaremos mais tranquilas", disse a avó.
Aluna do 9º ano da Escola Estanislau Ribeiro do Amaral, no bairro Cerâmica, Hortência Amanda da Silva, 15, caminhava meia hora até o ponto do ônibus. "Achei ótimo o transporte escolar. Não preciso mais andar e agora embarco no ônibus na porta da escola", comemora.

Ao todo, os ônibus escolares vão atender a 17 rotas na cidade. O transporte escolar que sai da Escola Municipal Guinle, na Posse, por exemplo, segue uma das mais movimentadas rotas. São sete escolas, o que exige quatro viagens do motorista até a proximidade da Escola Municipal Maria Eliondas dos Santos, no Cobrex.
Desfile cívico
Os ônibus escolares foram apresentados também nos desfiles cívicos de Sete de Setembro. Eles foram utilizados no transporte das bandas escolares de alunos das escolas, como o Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris. Quem assistiu a parada cívica pode ver, na prática, o funcionamento dos elevadores, já que o equipamento foi acionado para que uma estudante cadeirante pudesse sair do veículo para entregar flores para a prefeita Sheila Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário