sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Educação promove 2º Concurso de Paródias da Rede Municipal

 
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) começou a 2ª edição do Concurso de Paródias da rede municipal de ensino. As seletivas das escolas localizadas no centro foram realizadas nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, na Escola Municipal Monteiro Lobato. A Escola Municipal Profª Ornélia Lippi Assumpção foi a grande campeã, com um rap sobre a Rio+20 que misturou encenação e canto. Assim como em 2011, a competição tem o Meio Ambiente como tema. Participam do projeto estudantes da educação infantil ao 9º ano. 
As eliminatórias acontecerão em outras oito regiões da cidade, com final prevista para o dia 31 de outubro, no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). No ano passado, a Escola Municipal América Xavier da Silveira foi a campeã da primeira edição com a paródia "Ambiente, vamos cuidar!". 
A competição multidisciplinar propõe a integração de conteúdos e a concepção única do conhecimento, que além da música pode ser trabalhado de diversas formas. Na educação infantil, por exemplo, o trabalho pode ser feito através da construção de brinquedos. 
Segundo Márcia Machado, responsável pelo Setor de Educação Ambiental e Educação no Campo da Semed, o grande desafio desta competição é convidar a comunidade escolar a um movimento de apresentação do mundo social e natural, na perspectiva de um projeto educacional. Além disso, desenvolve o espírito de equipe entre os estudantes, além de devolver a autoestima. 
“As paródias vão ser analisadas por uma comissão julgadora, indicada pela Assessoria Técnica de Gestão Pedagógica da secretaria. Serão avaliados, entre outros itens, a criatividade da letra, a fidelidade ao tema e também a coreografia”, afirmou Márcia, acrescentando que os estudantes poderão utilizar durante as apresentações instrumentos musicais, assim como roupas fiéis ao tema. 
Calendário das Seletivas: 
17/09 – Às 14h – Ciep 099 – Dr. Bolivard Gomes de Assunção – Unidades das URGs Posse e Comendador Soares; 
19/09 – Às 9h – Escola Municipal Alfredo José Soares – Unidades da URG KM 32;
 01/10 – Às 14h – Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti – Unidades da URG Cabuçu; 
03/10 – Às 9h – Escola Municipal José de Anchieta – Unidades da URG Austin; 
10/10 – Às 9h – Escola Municipal Vale do Tinguá – Unidades das URGs Vila de Cava, Tinguá e Miguel Couto;
 31/10 – Às 9h – UFRRJ/Nova Iguaçu – Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário