segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Estudantes mostram talento em projeto musical da Prefeiturae



Danças, exposições de bonequinha preta, máscaras africanas, cartazes sobre discriminação marcaram a celebração do “Musicar-te, Expressão, corpo e movimento”, no Ciep Municipalizado 071 Maximiano da Fonseca. Realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretária Municipal de Educação, 17 escolas mostraram seu trabalho. Nesta quinta e sexta-feira, outras 28 unidades escolares apresentaram seus talentos no CIEP 099 Dr. Bolivard G. de Assumpção e Escola Municipais Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto. 

O Maculelê apresentado pelos alunos da Escola Municipal Maximiano levantou o público, que ao som de cantigas de rodas, cantou e dançou com a meninada.

Para a professora a professora Wanda da Cruz foi fundamental o trabalho de pesquisa sobre o ritmo,  para depois ensaiar os passos para a apresentação. “Trabalhamos primeiro o som do maculelê para quebrar o pensamento de muitas crianças que pensavam que esse ritmo era ligado a macumba. Depois passamos um filme sobre a história, e por último trabalhamos a questão da dança”, relata à professora do 5º ano.

Os 100 anos de Gonzagão também estão sendo lembrados pelas escolas. A música “Vem morena, sucesso na voz de Luiz Gonzaga, foi coreografada por estudantes da Escola Municipal Marinete Cavalcante de Oliveira, que trabalhou com o tema: “Baião é bom com Gonzagão”.

A Escola Municipal Nicanor Gonçalves Pereira desenvolveu o tema “Contando,dançando,cantando e expressando o Brasil”, onde os alunos levaram irreverência para a plateia com as músicas “Liberdade, liberdade abra as asas sobre nós” e “Seus olhos coloridos.

 Inspiração
Inspirada no Musicar-te, a Escola Municipal Alice Couto fez sua VI Feira Cultural Integrada, levou para o pátio da unidade escolar a arte de Roberto Carlos, Jorge Ben Jor, Tim Maia, o Rock e o balé. Os pais e alunos puderam conferir em diversos murais a história da música dos anos 60,70 e 80 e descobriram diversas curiosidades pesquisadas pelos próprios estudantes, como o momento econômico da época, “Milagre Econômico”.
Além disso, tinha mostra de instrumentos musicais, letras de músicas, disco em Vinil, bambolê, desfile de moda com trajes dos anos 60m, paródias e muito mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário